10/07/2008 14h27 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

‘Espírito Santo sem Lixão’ é apresentado no Fórum do Comdevit

O projeto estruturante do Governo do Estado, ‘Espírito Santo sem Lixão’, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foi apresentado aos participantes do 1° Fórum de Debates Técnicos do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), pelo subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb, Carlos Roberto de Lima, na tarde desta quinta-feira (10).

“Acreditamos que essa concepção desenvolvida pelo Governo do Espírito Santo para destinação adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), pode e deve ser aproveitada também para a gestão dos resíduos sólidos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)”, afirmou Carlos Roberto ao iniciar sua apresentação.

Os tópicos mostrados abrangeram as etapas que vão desde a elaboração do projeto até a demonstração de como o modelo irá funcionar a partir da sua implantação nas regiões do Estado; o diagnóstico da situação da gestão do lixo no Brasil e no Espírito Santo, além de exemplos de gestão ineficiente dos RSU em locais como Nova Iorque (EUA), China e Nápoles (Itália).

O ‘Espírito Santo sem Lixão’ está alinhado com as estratégias de desenvolvimento e com os projetos estruturantes do Espírito Santo 2025, do Governo do Estado, e tem como diretriz, até 2010, ter 100% da população capixaba atendida com a destinação adequada do lixo urbano produzido.

O debate com a plenária, da qual Carlos Roberto participou, teve início às 14 horas com a palestra ‘A Gestão dos Resíduos Sólidos para Melhoria do Meio Ambiente da RMGV’, promovida pela diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini.

Também participou como debatedora, com o tema ‘Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis na RMGV’, a diretora presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sócio-Ambientais (Ideias), Tereza Cristina Romero.

O evento é promovido pelo Instituto Jones dos Santos Neves e pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, no Centro de Convenções, e sua última plenária está programada para acontecer às 17h40.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135