‘Espírito Santo Sem Lixão’ é tema de palestra em escolas de Baixo Guandu
O ‘Espírito Santo Sem Lixão’, projeto da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foi tema de palestra de educação ambiental em 15 escolas de Baixo Guandu. A ação foi promovida pela prefeitura local, por meio do seu Departamento de Meio Ambiente, como parte do trabalho que é desenvolvido pelo Consórcio Público da Região Doce Oeste (Condoeste), do qual o município faz parte.
De agosto a setembro, foi exibido nas unidades escolares o DVD ‘Saneamento: Educação Ambiental nas Escolas’, que possui os vídeos ‘Espírito Santo Sem Lixão’ e ‘Do Rio Ao Rio’ e, em seguida, os alunos participaram de discussões sobre a questão da quantidade de resíduos produzidos e a destinação adequada do lixo, bem como os impactos ambientais causados pelos lixões.
A primeira etapa da ação aconteceu em escolas estaduais, municipais e particulares, envolvendo estudantes de 5ª a 8ª série. Além destas instituições de ensino, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também foi visitada. Para dar continuidade ao trabalho em sala de aula, os professores receberam exemplares da cartilha do ‘Espírito Santo Sem Lixão’. Este material foi desenvolvido pela Sedurb e distribuído aos 30 municípios consorciados das regiões Norte e Doce Oeste, para ser utilizado como apoio em ações de educação sanitária e ambiental.
Segundo a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Baixo Guandu, Juliana Sizini Moreira, “o trabalho é de grande importância para o município e os resultados quanto à divulgação do projeto são muito positivos”. A segunda etapa está prevista para outubro, com visitas a creches e escolas de ensino fundamental e médio.
O projeto estruturante ‘Espírito Santo Sem Lixão’ tem como principal objetivo implantar Sistemas Regionais para a destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir aproximadamente R$ 50 milhões para viabilização destes sistemas nas regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Estado, que abrangem 61 municípios.
O Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Doce Oeste (Condoeste), foi formado no dia 29 de julho, quando aconteceu a primeira Assembléia Geral.
Durante a Assembléia, foram eleitos para presidente e vice-presidente do Condoeste os prefeitos de Colatina e Itaguaçu, Leonardo Deptulski e Romário Celso Bazilio de Souza, respectivamente. O mandato é válido para o exercício de 2009, podendo ser estendido para mais dois mandatos.
Na ocasião houve o lançamento e entrega da cartilha do ‘Espírito Santo Sem Lixão’ e a assinatura com os municípios de um Termo de Compromisso visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação do material.
A cartilha do projeto tem o objetivo de explicar de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte e Aterro Sanitário, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos têm na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e a saúde da população.
Os prefeitos também receberam um exemplar do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas escolas de ensino público”, que poderá ser utilizado em reuniões, seminários e quaisquer eventos cujo foco seja o saneamento e questões ambientais. O material também pode ser apresentado em escolas públicas e privadas, como apoio às disciplinas que abordam o meio ambiente.
O DVD possui o projeto “Espírito Santo Sem Lixão”, vídeo realizado pela Sedurb em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente; e o vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), onde são destacadas a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.
Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
Texto: Júlia Fernandes
E-mail: comunicasedurb@gmail.com