12/11/2008 13h14 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

‘Espírito Santo sem Lixão’ é tema de palestra na Feira do Verde

O subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Roberto de Lima, ministra nesta quinta-feira (13), uma palestra sobre o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, dentro da programação do 4º Encontro Estadual do Fórum Estadual Lixo & Cidadania, que acontece na 19ª Feira do Verde, que acontece na Praça do Papa, em Vitória, com programação até domingo (16).

O 4º Encontro Estadual do Fórum Estadual Lixo & Cidadania, acontece a partir das 13h30, no auditório da Feira do Verde e contará com várias palestras. O objetivo deste encontro é apresentar os principais temas envolvidos no desenvolvimento das ações do Fórum Lixo & Cidadania; promover a troca de experiências bem sucedidas referentes ao gerenciamento de Resíduos Sólidos, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Crédito de Carbono; dentre outros.

‘Espírito Santo sem Lixão’

O ‘Espírito Santo sem Lixão’ foi lançado em fevereiro deste ano e seu principal objetivo é destinar corretamente os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados no Estado e acabar com os lixões ainda existentes em território capixaba. Os estudos realizados pelo Governo do Estado dividiram o Espírito Santo em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul. As duas primeiras já contam com aterros sanitários adequados.

Por isso, o Governo vai investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de Sistemas de Destinação Final Adequada de RSU, compostos por Estações de Transbordo, Transportes Regionais e Aterro Sanitário Regional, para atender as outras quatro regiões.

As leis de criação dos Consórcios Públicos Regionais já foram aprovadas, na Assembléia Legislativa, para todas as regiões. Nas regiões Norte e Doce Oeste, todos os municípios já aprovaram a lei em suas respectivas Câmaras Municipais.

Nas regiões Litoral Sul e Sul Serrana, alguns municípios também já aprovaram as leis nas Câmaras Municipais, exceto Guarapari, Marataízes, Atílio Vivácqua, Conceição do Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Dos 61 municípios que compões as quatro regiões, apenas Piúma, na Litoral Sul, não aderiu ao projeto.

A licitação para contratação dos Estudos Ambientais e Projetos Executivos já está em andamento. A previsão é que esteja concluída até dezembro deste ano. A meta é que a operação dos Sistemas Regionais tenha início no segundo semestre de 2010.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva