03/09/2009 11h23 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

‘Espírito Santo Sem Lixão’ unifica regionais do Sul

As regiões Sul Serrana e Litoral Sul do projeto “Espírito Santo Sem Lixão” serão unificadas. A decisão aconteceu durante reunião realizada pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com os prefeitos do Sul do Estado. Dos 30 municípios integrantes das duas regiões, apenas seis não compareceram. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (02), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Após a decisão do município de Guarapari de não mais fazer parte da Litoral Sul, o projeto tornou-se inviável economicamente para as outras cidades da região, pois houve uma redução significativa da quantidade diária de lixo que seria destinada para o aterro: de 320 para 190 toneladas/dia.

Essa queda geraria também aumento no custo final médio previsto para a operação do Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte regional e aterro sanitário. Uma nova proposta de regionalização foi solicitada à Sedurb pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes/Sul), em uma reunião ocorrida no último dia 16 de junho.

Durante sua apresentação, o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do ‘Espírito Santo Sem Lixão’, Carlos Roberto de Lima, ressaltou que a nova proposta atende ao objetivo do projeto de “manter sustentabilidade econômica para que os municípios tenham o menor custo operacional possível”.

Mudanças

Houve unanimidade entre os presentes acerca da eficiência e viabilidade neste novo modelo de regionalização. Para efetivação da nova proposta, foi definido um prazo de 30 para que seja formalizada a unificação e para os municípios de Marataízes, Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim concluírem o procedimento de aprovação de formação de Consórcio Público nas suas respectivas Câmaras Legislativas.

Não compareceram ao evento: Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Ibatiba, Iúna, Dores do Rio Preto e Atílio Vivácqua. Os outros municípios participantes são: Vargem Alta, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, Apiacá, Brejetuba, Irupi, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de Itapemirim.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva