18/03/2010 11h49 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Estado assina convênio com prefeitura da Serra para obras que viabilizarão corredor exclusivo para ônibus

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou convênio com a prefeitura da Serra para obras de drenagem, reabilitação de asfalto e paisagismo no trecho de mais de seis quilômetros, entre os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), na Avenida Talma Rodrigues Pinheiro, no bairro Civit II, Serra.

Estiveram presentes o governador Paulo Hartung; o vice-governador Ricardo Ferraço; os secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, e de Transporte e Obras Públicas, Neivaldo Bragato; o prefeito Sérgio Vidigal; deputados estaduais; vereadores; secretários municipais; lideranças comunitárias e outras autoridades locais.

A Sedurb irá repassar R$ 10,4 milhões para recuperação do pavimento asfáltico, melhoria da drenagem e paisagismo das avenidas Talma Rodrigues Ribeiro e Eudes Scherer, no trecho de 6,6 quilômetros entre o Terminal de Jacaraípe e o de Laranjeiras. Será ainda implantado novo trevo de acesso aos bairros Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Com a execução dessas obras, o próximo passo será a implantação do Corredor Exclusivo para Ônibus.

"Essa ação só é possível, só estamos aqui na Serra hoje, por meio da união de esforços promovida pelo nosso Governo. Estamos iniciando pela Serra a implantação do corredor exclusivo para ônibus na Região Metropolitana da Grande Vitória. Nos últimos sete anos, participei ativamente das ações do Governo e, com o esforço de todos, conseguimos extraordinários avanços em nosso Estado. Mais uma vez, a Serra é pioneira em atender à população, nessa importante parceria com a administração estadual", destacou o vice-governador Ricardo Ferraço, que também coordena o Programa Capixaba de Investimentos e Empregos.

A secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, ressalta os benefícios do investimento. “Além das melhorias que as intervenções levarão para todos os motoristas que utilizam essa importante via do município da Serra e para os moradores dos bairros que se encontram no entorno, ao final da obra as avenidas estarão adequadas para a implantação do corredor com pista exclusiva para ônibus”, explicou.

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) investiu R$ 6 milhões para a contratação de projeto para implantação dos Corredores Exclusivos para Ônibus, com o objetivo de garantir a prioridade de circulação do transporte coletivo na Grande Vitória.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, falou sobre a importância da implantação dos corredores para ônibus. “É uma solenidade histórica. Estamos trabalhando diariamente para implantar o sistema de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória e, hoje, damos um passo importante.

Segundo Bragato, os corredores serão implantados para favorecer o transporte coletivo, utilizado pela maioria da população. “O sistema Transcol possui 1.500 ônibus, transportando cerca de 700 mil passageiros por dia. Quando implantarmos esses corredores, esses passageiros, que representam 80% da população, passarão a ter preferência no trânsito. Com a parceria dos municípios, não tenho dúvidas de que a Grande Vitória será referência em trânsito no Brasil.

Nele está sendo analisada a implantação de corredores exclusivos em 108 quilômetros de vias que cortam toda a Região Metropolitana da Grande Vitória. Os corredores são concebidos para propiciar agilidade, fluidez, pontualidade e conforto aos usuários, prestando serviços de excelência competitivos com os automóveis.

Hartung ressaltou que era uma alegria retornar ao município da Serra para autorizar novas obras. “Tenho um carinho muito grande pelo povo serrano. O Governo do Estado está presente no município nas mais diversas áreas, com obras e ações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com informações do município, os bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Laranjeiras, Alterozas, Morada de Laranjeiras, Portal de Jacaraípe e Jacaraípe serão diretamente beneficiados com as intervenções, atendendo a mais de 40 mil pessoas.

Cynthia Silva
Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES