25/09/2009 12h16 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Estado assina convênio para realização das obras da 2ª etapa da Lindenberg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou, na manhã desta sexta-feira (25), um convênio com a Prefeitura de Vila Velha para realização da segunda etapa das obras da Avenida Carlos Lindenberg.

Serão investidos R$ 21.976.197,16 para execução da reabilitação e restauração da avenida, dos quais R$ 21,5 milhões são do Governo Estadual. Assinaram o convênio, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli e o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga.

Também serão investidos mais R$ 4.572.877,00, para recuperação e capeamento asfáltico (última camada do asfalto) em dez ruas dos bairros Divino Espírito Santo, Boa Vista, Cristóvão Colombo, Rio Marinho, Praia da Costa, Nossa Senhora da Penha, Boa Vista e Santa Inês. Os dois convênios em melhorias urbanas somam um investimento de R$ 26.072.877, do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos – 2009.

Para a primeira etapa das obras de revitalização da Avenida Carlos Lindenberg, os recursos do Governo do Estado, por meio da Sedurb, são de R$ 10 milhões. As intervenções se estendem do trecho entre a Transportadora Continental, no bairro Cobilândia, até o entroncamento com a Rodovia Darly Santos.

As obras de drenagem, pavimentação e revitalização de quase dois quilômetros beneficiam os motoristas que trafegam por esta importante via construída em 1951, durante o governo Jones dos Santos Neves.

Avenida Carlos Lindenberg - História

A via foi construída durante o governo de Jones dos Santos Neves, com pista simples, sem acostamento e com aproximadamente 10 quilômetros. Foi inaugurada durante as comemorações do 4° centenário de Vitória, em 08 de setembro de 1951, tendo sido o primeiro trecho efetivamente asfaltado no Espírito Santo. Ainda sendo uma rodovia, recebeu o nome em homenagem ao ex-governador Carlos Lindenberg.

No governo Arthur Carlos Gehardt (1971 a 1974), a Rodovia Carlos Lindenberg foi duplicada, passando a ter nove metros de pista em cada lado, com acostamentos de, em média, dois metros de largura. Alguns trechos têm acostamento reduzido, como o que vai do bairro Santa Inês até a Glória.

A função da rodovia era criar uma espinha dorsal para sustentar o sistema viário do município, permitindo o acesso a diversos bairros das regiões continental, central e litorânea de Vila Velha. Além disso, substituiu o antigo caminho, que passava por Aribiri e saía no bairro São Torquato.

O sistema de drenagem na época foi criterioso, considerando ser a região plana e baixa e atendendo ao que era proposta até então. Com o crescimento da região, a via foi afetada, especialmente em períodos de chuva.

Até a década de 1950, o transporte coletivo era feito por meio de bondes, inaugurados em 1912, constituindo um marco romântico na vida da população. O bonde foi de grande importância para os capixabas, em especial para os moradores Vila Velha. A construção da Ponte Florentino Avidos, inaugurada em 1928, também é considerada um dos marcos do desenvolvimento urbano da Região Metropolitana.

A partir de 1951, com a inauguração da então Rodovia Carlos Lindenberg, começou o declínio do transporte por bondes e a população passou a dar preferência aos ônibus. Desde 1998, passou a ser Avenida, depois de ser municipalizada, deixando de fazer parte do sistema rodoviário estadual.