28/05/2009 11h18 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Estado avança em soluções para destinação adequada do lixo

O Governo do Estado abre a Semana Estadual do Meio Ambiente com ações que vão promover avanços significativos em um dos grandes desafios do Espírito Santo, a destinação adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), o lixo.

Em solenidade que será realizada às 15 horas de segunda-feira (01), no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Paulo Hartung dará Ordem de Serviço para elaboração de Estudos Ambientais e Projetos Executivos do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, 30 prefeituras assinarão o contrato para formação dos Consórcios Públicos nas regiões Norte e Doce Oeste. Além disso, o Governo encaminhará à Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei da primeira Política Estadual de Resíduos Sólidos do Brasil.

Romero Mendonça / Secom

Sedurb assinou contrato para dar início à próxima etapa do ES sem Lixão neste mês.

De acordo com o subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, Carlos Roberto de Lima, “este modelo de concepção genuinamente capixaba que alia eficiência, economicidade e sustentabilidade ambiental, mediante soluções regionalizadas apropriadas aos benefícios de escala, e que já inspira outras iniciativas no país, entra agora em fase mais dinâmica que nos coloca bem mais próximo de concretizá-lo pioneiramente”.

O Governo vai investir R$ 50 milhões em um projeto inovador no Brasil, para alcançar uma meta arrojada: dar destino correto a 100% do RSU produzido em território capixaba.

A diretora-presidente do Instituto Estadual do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, também comemora. “Estudos do Iema revelam que o Espírito Santo produz atualmente cerca de 2,4 mil toneladas de lixo por dia, quantidade suficiente para encher a cada dia 335 caminhões com uma caçamba estimada em 10 m3. Ter um ES sem Lixão e uma Política Estadual de Resíduos Sólidos nos garante uma ferramenta poderosa para enfrentar este desafio”.

Data: Segunda-feira – 01 de junho
Local: Palácio Anchieta – Salão São Thiago.
Horário: 14 horas.

Programação
- Espírito Santo sem Lixão: Ordem de Serviço para elaboração de Estudos Ambientais e Projetos Executivos do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”;
- Assinatura de Contratos para formação dos Consórcios Públicos das regiões Norte e Doce Oeste;
- Encaminhamento à ALES da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Leia ainda:

Regiões Norte e Doce Oeste do ‘ES Sem Lixão’ a um passo para formação dos Consórcios Públicos

Governo do Estado dá ordem de serviço para nova etapa do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’

Veja como funciona o Sistema de Destinação Final de Resíduos Sólidos

Assessoria de Comunicação da Sedurb