24/03/2014 06h04 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Estado Presente: Governo do ES investe R$ 11 mi em 82 ruas de Vila Velha

Na manhã deste sábado (22), moradores dos bairros Normília da Cunha, Terra Vermelha e Ulisses Guimarães, região abrangida pelo Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo, de redução da violência, acompanharam a inauguração de obras de pavimentação e drenagem de 82 ruas da região.

As obras, que contemplaram mais de 100 mil metros quadrados de área pavimentada, somam um investimento de R$ 11.068.114,32. O investimento é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Prefeitura Municipal de Vila Velha.

As intervenções visam minimizar a ocorrência de alagamentos e inundações, levando mais segurança, qualidade de vida e bem estar para mais de 14 mil moradores dos bairros e demais pessoas que utilizam as vias diariamente.

“Essas obras que estamos entregando hoje em parceria com a prefeitura contemplam três grandes bairros da região e proporcionam melhorias de qualidade de vida para os moradores. É importante lembrar que esta é uma região que faz parte do Programa Estado Presente e, por isso, merece e está recebendo diversos investimentos não só em infraestrutura, como também em esporte, educação, saúde e segurança. O combate à criminalidade passa pelo reforço policial, mas também é fundamental que as áreas sociais sejam atendidas, para darmos mais dignidade às pessoas, com qualidade de vida”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

O secretário da Sedurb Iranilson Casado frisou a importância do investimento para a região. “Ruas bem pavimentadas, com seus respectivos sistemas de drenagens, são muito mais do que uma simples melhoria urbana para os veículos e população, a questão é ampla e a Sedurb está entregando muito mais do que obras. É mobilidade urbana, saúde e segurança oportunizando o crescimento de forma ordenada, melhorando a autoestima da população da região”, destacou Casado.

Nova realidade

Moradora da região há mais de 25 anos, a líder comunitária Maria das Graças Walchel, conta que a pavimentação dos bairros era um sonho antigo dos moradores. “Olhar para nossas ruas com pavimentação e bem cuidadas nos dá muito orgulho e muita felicidade, pois sabemos que não estamos esquecidos e que o Governo do Estado está trabalhando por nós”, comemorou Maria da Graça.

O diretor da Escola Municipal Paulo Cesar Vinha, Ronaldo Maia, explica que a expressão que melhor define o sentimento dos moradores é ‘elevação da autoestima’. “Antes todas essas ruas eram de terra, então quando chovia tínhamos problemas com alagamentos, lama e quando o sol estava forte o maior problema era a poeira. Estes problemas interferiam até na assiduidade de nossos alunos. Com estas obras os moradores passaram a se sentir inseridos e com mais orgulho do local onde moram. É uma ação simples, mas que tem um poder muito forte na vida das pessoas”, frisou Ronaldo.

Outras obras na região

Além de estar recebendo obras como drenagem e pavimentação de vias, o município de Vila Velha já havia sido beneficiado com obras fruto da parceria entre o Estado e as prefeituras capixabas. Os moradores dos bairros Jardim Guaranhuns e Vila Guaranhuns receberam obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas, contando com investimento de R$ 5.587.367,04, que beneficiam 44 vias e alcançam 12.705,21 metros em intervenções. Outro bairro já beneficiado é a Grande Cobilândia, que recebeu investimento de R$ 11.522.344,17 em obras de pavimentação e drenagem, beneficiando 36 vias em cinco (5) bairros: Alvorada, Cobilândia, Jardim Marilândia, Nova América e Rio Marinho, totalizando 7.746 metros de vias contempladas.

Programa Rua Nova

O programa Rua Nova visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos de chuvas e poeira. Nos últimos anos, a Sedurb realizou investimento superior a R$ 173 milhões em obras em todas as regiões do Estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Estado Presente

O Programa Estado Presente é uma ação do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social em aglomerados de bairros em todo o Espírito Santo. Essas regiões foram identificadas a partir do cruzamento de dados levantados nos últimos anos pelo Estado.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini