12/11/2009 12h35 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Estado repassa R$ 15 milhões para obra do Complexo do Tancredão em Vitória

O Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória assinaram, nesta quarta-feira (11), um convênio para conclusão das obras e serviços de reforma e reurbanização do Complexo de Esporte e Lazer do Parque Tancredão. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (11) , no auditório da Prefeitura de Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador Ricardo Ferraço e do prefeito João Coser.

Por meio do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos - 2009, o Governo do Estado repassará R$ 15 milhões, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de Vitória e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A obra do novo parque, que terá uma área de 52.764,54 m², foi orçada em R$ 32 milhões e está em andamento desde 2008.

No mesmo evento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura assinaram um Termo de Compromisso pelo qual a Sesa vai transferir para o município recursos federais no valor de R$ 800 mil mensais, que antes eram reservados ao Estado. Esta verba é referente ao pagamento de prestadores de serviços ambulatoriais de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, que também assume a gestão desses serviços.

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom

O governador Paulo Hartung lembrou que viu o ex-governador Gerson Camata construir o Parque Tancredão, quando ainda era deputado estadual, mas que nunca entendeu o porquê do Governo do Estado ser o administrador de um parque municipal. “Por isso, ofereci o parque ao prefeito de Vitória, que aceitou a oferta de pronto. É muito importante que a administração de parques como o Tancredão esteja próxima das comunidades, que podem definir o melhor uso desses locais, e isso é possível quando essas unidades são administradas pelo município”.

Esportes

Com a readequação, o local contará com estrutura adequada à prática de esportes. A Praça Central, com 5.857 m2, poderá abrigar os mais variados eventos e terá pistas de skate (com uma área de 1.295 m²) e playground. No local também será construído um Ginásio de Esportes com área de 6.118 m² e capacidade para 2.076 pessoas, equipado com sanitários públicos, vestiários de atletas e bares sob as arquibancadas, além de auditório, gabinete dentário e sala de administração no térreo. O ginásio também terá tratamento acústico que possibilitará a realização de shows musicais. A área de esportes contará ainda com campos esportivos ao ar livre, ciclovia e área para cooper.

Haverá também uma garagem dos barcos destinada à guarda das embarcações de treinamento. O estacionamento para automóveis ficará junto ao ginásio na área de lazer, com capacidade para 186 vagas. Os sanitários públicos serão posicionados ao longo do parque.

Piscinas

O Conjunto Aquático, que ocupará uma área de 2.523 m², terá duas piscinas (uma semi-olímpica e outra de recreação), vestiário e arquibancadas. Um píer com 392 m² abrigará as atividades de Pesca Esportiva. Um píer flutuante servirá para atracagem das embarcações. A estes se juntam outros três, com áreas que variam de 99 m² até 147 m², que se destinam a área de estar. O conjunto terá ainda refeitório de funcionários, vestiários, administração e depósito de lixo, numa área de 240,35 m².

A passarela, com 270 metros de extensão, é o elemento agregador de todo o conjunto construído. Todas as construções estão plugadas nesta estrutura, favorecendo a facilidade de acessos e liberação das áreas livres.

O projeto que está sendo executado no Parque Tancredo Neves é de autoria do arquiteto paulista Francisco Spadoni e foi selecionado por meio de um concurso realizado em 2006 pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Saúde

A Prefeitura Municipal de Vitória e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram o Termo de Compromisso que vai transferir para o município recursos federais no valor de R$ 800 mil mensais, que antes eram reservados ao Estado. Com isso, o município assume o pagamento de prestadores de serviços ambulatoriais de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizados em Vitória, que também assume a gestão desses serviços.

Para o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, esse é um passo muito importante para a população e para o Espírito Santo. “Tenho certeza que a Prefeitura de Vitória vai cuidar muito bem desses serviços, que agora passam a ser de sua responsabilidade”, disse Tozi.

A transição da verba e da gestão, do Estado para o município, foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Espírito Santo (CIB-ES), em agosto deste ano, para atender ao processo de descentralização da Gestão de Saúde do Ministério da Saúde. A assinatura do termo foi realizada na Prefeitura de Vitória, às 14h30.

Os serviços de média complexidade a que se refere o Termo são consultas ambulatoriais e exames de patologia clínica em diversas especialidades, como neurologia, ortopedia, oftalmologia e cardiologia, dentre outros. Os atendimentos são realizados em 15 clínicas e laboratórios particulares da Capital que prestam serviço ao SUS.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva