24/09/2014 14h35 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Estagiários ganham cada vez mais espaço nas instituições onde trabalham

Foi-se o tempo em que eles pegavam cafezinho para o chefe, tiravam fotocópias de pilhas de documentos ou faziam as tarefas menos nobres dentro das instituições onde trabalham. Hoje, os estagiários têm ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento dentro nos espaços de trabalho, aliando frescor e juventude à força de vontade e sede de crescimento. Atualmente o Brasil possui cerca de 740 mil estagiários de nível superior, distribuídos entre empresas privadas e órgãos públicos, deixando evidente a importância do contato dos futuros profissionais com as suas respectivas profissões.

No Estado do Espírito Santo, mais de dois mil estudantes de diversas áreas trabalham nos órgãos da Administração Pública Estadual, onde permanecem geralmente por um período de dois anos, vivendo diariamente as rotinas de trabalho dessas instituições.

O estudante de Jornalismo Tiago Alencar, 30 anos, saiu do interior do Ceará para cursar a faculdade em Vitória. Após trabalhar em várias profissões, desde gari a vendedor, Tiago teve seu primeiro contato com a área de Comunicação a partir de um estágio iniciado em 2013, na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), onde, de acordo com o estudante, ele realmente começou a entender como funciona a profissão que ele escolheu ter pelo resto da vida. “Para mim, foi um divisor de águas. Por ter que trabalhar para bancar a faculdade, eu comecei a estagiar só no quinto período, o que me deu algumas dificuldades no início, mas depois de seis meses estagiando comecei a entender melhor meu papel como jornalista, mais precisamente como jornalista de assessoria de imprensa”, afirmou Tiago.

A capacidade dessa nova geração de jovens em desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo é outra qualidade dos estagiários. A intimidade com as novas tecnologias e a facilidade na absorção e manipulação de informações agregam um valor maior a esses futuros profissionais.

O estudante de Tecnologia e Informação (TI) Marcus Vinícius da Silva, 21, está tendo sua primeira oportunidade de estágio na Sedurb, onde, segundo ele, tem conseguido colocar em prática as teorias da sala de aula. Para Marcus, esse aprendizado é uma via de mão dupla, porque, além de trazer agilidade e modernidade ao setor onde trabalha, ele ainda a tem oportunidade de aprender com a experiência de quem já está há muito tempo no mercado. “Para mim tem sido enriquecedora essa experiência porque, além de conseguir desenvolver o que eu vejo na sala de aula, eu ainda tenho a oportunidade de aprender com as pessoas que já estão na área há muito tempo. Eu trago novidade e ganho conhecimento, e isso é muito interessante para mim como profissional”, disse Marcus.

Além de terem reconhecimento, os estagiários de hoje estão amparados pela nova lei de estágio. A Lei nº 11.788/08 garante que as funções desenvolvidas dentro das empresas/instituições visem ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Oportunidade

Estudantes do ensino técnico, médio e superior podem se candidatar a uma vaga de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. Atualmente, o Programa Jovens Valores é uma grande chance de aprendizado e estímulo profissional para mais de 2.700 jovens.

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado e frequentando as aulas, possuir mais de 16 anos, não estar empregado e não ter outro vínculo de estágio. A bolsa é de R$ 570,44 para uma carga horária de 20 horas semanais. O Programa Jovens valores possui critérios de classificação como participação em programas sociais e de dados da escola onde estiver matriculado (índice de evasão escolar e desempenho no Enem).

As inscrições para o programa são realizadas prioritariamente no site do Programa Jovens Valores (www.jovensvalores.es.gov.br) e também nas Ações Integradas pela Cidadania promovidas pelo Estado Presente.

Informações à Imprensa:
Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini
(27) 3636-5021 / (27) 9645 4694
priscila.contarini@sedurb.es.gov.br/ comunicasedurb@gmail.com

Assessora de Imprensa Sedurb / Idurb-ES
Glória Sarmento
(27) 3636-5002/ (27) 99697 4143
gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br / comunicasedurb@gmail.com
Facebook: SedurbES
Twitter: SedurbES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard