Estande da Sedurb na Feira do Servidor mostra importância do saneamento de forma interativa
O estande montado na Feira do Servidor pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está chamando a atenção com a proposta ‘Sejam bem-vindos. A casa é nossa!’. Os visitantes estão conhecendo os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria, dentro de um espaço que buscou o aconchego de um lar como referência às ações nas áreas de saneamento, habitação e melhorias urbanas.
A Feira do Servidor teve início nesta quarta-feira (21) e encerra suas atividades às 18 horas desta quinta-feira (22). O estande da Sedurb está ao lado do montado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
Com as janelas da casa fechadas, os visitantes observam situações erradas em um ambiente urbano. Ao serem convidados a abrir as janelas, se deparam com o cenário alusivo às obras que são realizadas com a parceria entre Estado e municípios, e a situação de uma paisagem renovada, de acordo com as expectativas e as necessidades do cidadão capixaba. O projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, as obras de melhorias urbanas e a construção de unidades habitacionais de interesse popular são ilustradas nesse novo cenário.
Além da interatividade oferecida pelo estande, os participantes da Feira ainda podem assistir ao trailler com os vídeos educativos ‘ES Sem Lixão’ e ‘Do Rio ao Rio’, bem como o VT da campanha que está sendo veiculada nas regiões Norte e Doce Oeste do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’.
Neste primeiro dia, o estande foi visitado por muitos servidores públicos e autoridades do Governo. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, disse que ”a maneira de apresentação do estande da Sedurb ficou interativa e simples, ao mesmo tempo. O programa ‘Espírito Santo Sem Lixão’ e o ‘Nossa Casa’ são de extrema importância”.
Luciana Rodrigues da Costa, 32 anos, engenheira do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), falou sobre a importância do conhecimento e da interação entre os órgãos de Governo. “É muito bom poder conhecer melhor o funcionamento da Sedurb, que trabalha com áreas importantes para a sociedade. A interação entre os órgãos e as secretarias do Governo do Estado faz com que um complemente o trabalho do outro, levando a resultados muito melhores”.
“Essa visão de transformação, do ‘antes’ e do ‘depois’, apresentada através da janela da casa, é muito importante. O ‘Espírito Santo sem Lixão’ é um ótimo instrumento de sensibilização para ações do meio ambiente”, disse Luziane Barreto Gava Sampaio, 31 anos, estudante de Serviço Social e que trabalha na Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
O Programa Nossa Casa foi destacado pela Arquivista da Secretaria de Estado de Educação e líder Comunitária da Associação de Moradores do Alto Santa Helena, Iracema Almeida da Silva, 53 anos. “Por fazer parte do Conselho Habitacional de Vitória, considero muito importante um programa como o ‘Nossa Casa’. A inserção destas ações da Secretaria em escolas é muito importante para que as crianças entendam melhor a transformação do ambiente em que elas vivem”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
Texto: Júlia Fernandes
E-mail: comunicasedurb@gmail.com