10/02/2015 13h14 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Famílias de Boa Esperança são beneficiadas com a casa própria

Famílias do município de Boa Esperança, no Noroeste do Estado, conquistaram na última sexta-feira (06), o sonho da casa própria. Com o compromisso de levar para a população mais conforto e segurança, o Governo do Espírito Santo investiu R$1.440.000,00, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), em parceria com o Governo Federal, na construção de 40 unidades habitacionais entregues aos moradores da região.

Com a conclusão dessa primeira etapa das obras do Programa Nossa Casa, 15 famílias de baixa renda, do Distrito de São José do Sobradinho, receberam as chaves de suas casas e outras 25 unidades habitacionais serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano, no bairro Vila Tavares. As casas possuem 44 m2, em alvenaria, com telhas duplas colonial, seis ambientes, sendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O diretor presidente do Idurb-ES, Leandro Simoni, destacou o compromisso do Governo do Estado em oportunizar o acesso a moradia às famílias capixabas. “Nossa meta é garantir que as famílias de áreas urbanas e rurais tenham condições de permanecer em suas regiões de origem com mais oportunidades e desenvolvimento”, pontuou.

O prefeito reforçou a satisfação da parceria. “Através de parceria com o Governo do Estado e Federal, estamos realizando o sonho de toda família, que é ter uma casa, dando mais dignidade para que um pai ou mãe possa abrigar seus filhos com segurança”, frisou Romualdo Antônio.

Os novos moradores contam com infraestrutura adequada, como: esgoto sanitário, rede de energia elétrica, água tratada, galerias pluviais, serviço social e em breve terão ruas pavimentadas. “Estou muito feliz, agora tenho a minha casa, onde vou morar com minha família por toda minha vida”, comemora Maria Aparecida da Conceição, umas das beneficiárias.

O Programa tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e mais dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

Nossa Casa em 2015

A expectativa do Governo do Estado é beneficiar mais de 2000 mil famílias com a entrega da casa própria até o segundo semestre deste ano, contemplando 50 municípios capixabas.
O Programa Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.
Na área urbana, o programa é destinado a famílias com renda bruta de até três salários mínimos e que estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e/ou Bolsa Família. No meio rural, atende a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, representados e organizados por grupos de forma associativa, por entidades sem fins lucrativos ligadas ao meio rural (cooperativas, associações, sindicatos) ou pelo poder público.

Assessora de imprensa / Idurb-ES
Priscila Contarini