09/12/2008 15h47 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Famílias de Mucurici recebem moradias do Programa Nossa Casa

Nesta segunda-feira (08), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), entregou mais 49 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, desta vez, no município de Mucurici, no extremo Norte do Espírito Santo. O investimento total soma R$ 928.770,00, sendo R$ 415 mil provenientes dos cofres estaduais.

A abertura do evento de entrega das moradias contou com a apresentação da Banda Musical de Sopro, composta por crianças e adolescentes, que fazem parte do “Projeto Toque e Cante”, de Mucurici. Eles tocaram os hinos Nacional e do Espírito Santo.

Participaram da solenidade o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, o diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio de Almeida Thiago Soares, o prefeito Atanael Passos Wagmacker e o gerente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Carlos Nicchio.

Os imóveis foram viabilizados por meio de um convênio que tem como parceiros o Governo do Estado, a CEF e o município, e prevê a construção de 83 casas. As 34 moradias restantes serão entregues em 2009.

Cláudio Thiago enfatizou o benefício para a população contemplada. “Hoje iremos entregar moradias para famílias que não tiveram a oportunidade de ter casa própria. Fico muito contente de fazer parte desse Governo de oportunidades, que tem trabalhado em todos os setores em prol da população capixaba. Quando entregamos essas chaves, sabemos que estamos melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

“Essa grande parceria que estamos promovendo em vários municípios capixabas é muito importante para a população. Sem ela, principalmente nos municípios dessa região, seria muito difícil a construção dessas moradias”, ressaltou Nicchio.

A dificuldade também foi lembrada pelo prefeito. Ele afirmou que, apenas com recursos do município não seria possível investir na construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda. “Gostaria de agradecer e parabenizar o Governo do Estado pela parceria e também pela criação da Sedurb. Essa Secretaria tem sido parceira dos municípios nas áreas de saneamento, habitação e melhorias urbanas. E ela já tem sua marca aqui em Mucurici. Graças a essa parceria estamos concedendo habitações com qualidade e oferecendo condições dignas a essa população”, destacou Atanael.

Próximas Entregas

O subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau, falou sobre as entregas que serão realizadas no próximo ano. “O Governo do Estado ainda tem outro convênio assinado com a Prefeitura de Mucurici para construir mais 72 unidades habitacionais, com toda a infra-estrutura básica, a serem entregues também no próximo ano. Investiremos mais R$ 1,9 milhão”, declarou.

“Estamos caminhando para resolver o déficit habitacional de Mucurici. O Estado começa com a família de vocês, na casa de vocês. É dessa maneira que se forma uma nação. Já somos o melhor Estado brasileiro na redução da desigualdade social. E o trabalho dos municípios para alcançar resultados como esse é fundamental”, concluiu Calhau.

Também participaram do evento a diretora Administrativa e Financeira da Cohab-ES, Helena Zorzal Nodari, o diretor de Obras da Companhia, Paulier Storch, além de autoridades locais.

Depoimentos

“Prá lá de bom”. Foi assim que Maria das Dores Coelho da Silva, 58 anos, definiu a casa nova que recebeu do Programa Nossa Casa. “Moro com mais seis pessoas e agora não corremos mais o risco da chuva entrar dentro de casa, como acontecia antes”, declarou.

O aposentado Teodolino Francisco Oliveira, 66 anos, ressaltou a beleza e a segurança. “Estou gostando demais. Onde eu morava estava caindo aos pedaços, chovia dentro, era muito ruim. Estava até perigoso, pois estava cedendo uma parte. Na nova casa tudo é mais bonito e muito mais seguro”, disse empolgado.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional no Espírito Santo, com a construção e reforma de habitações destinadas a famílias de baixa renda, por meio de convênios assinados entre Governo do Estado e municípios, e alguns também contam com a parceria da Caixa Econômica Federal.

Entre obras concluídas, em execução – construção e reforma – o Programa beneficiará, até 2009, aproximadamente 2.700 famílias em diversos municípios capixabas. São investimentos na ordem de R$ 50 milhões, sendo que deste total mais de R$ 40 milhões são recursos oriundos do Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação da Sedurb / Cohab-ES
Cynthia Silva