18/05/2015 06h08 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Famílias recebem as chaves da casa própria em São Roque do Canaã

A manhã deste sábado (16) foi de muita alegria para 50 famílias do município de São Roque do Canaã. Isso porque, graças à ação do Governo do Estado, em parceria com o município, elas conseguiram realizar o sonho da casa própria. E o melhor, não vão pagar nada por isso.

A solenidade de entrega das chaves aconteceu na praça da Igreja Matriz de São Roque do Canaã e contou com a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, da diretora-presidente do Idurb-ES, Solange Lube, e do prefeito do município, Marcos Guerra. O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Halpher Luiggi, também participou da solenidade, que contou ainda com a presença de autoridades e moradores da cidade.

As unidades foram construídas por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES), e o município de São Roque do Canaã, dentro do Programa Nossa Casa.

O investimento total do empreendimento foi da ordem de R$ 2.148.532,98, sendo que R$ 1.960.896,86 foram repassados pelo Governo do Espírito Santo. As unidades, construídas no bairro São Roquinho, têm aproximadamente 39,2m², sendo compostas por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Cada uma custou R$ 42.970,65, mas para os beneficiados as casas terão custo zero.

Além de construir as habitações, o Governo do Estado também cuidou da infraestrutura da região, com a pavimentação das ruas e a construção do sistema de esgoto, visando oferecer mais conforto e qualidade de vida às famílias beneficiadas.

O prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra, afirmou que as casas são a concretização de um sonho antigo. “Desde 2009 tentamos transformar esse sonho em realidade. Entretanto as coisas nem sempre são tão simples e fáceis como parecem ser. Mas, felizmente, hoje estamos entregando essas casas aos cidadãos beneficiados”.

Conquista

As 50 famílias beneficiadas têm renda de até três salários mínimos, estão inscritas no CadÚnico, ou no Programa Bolsa Família e foram selecionadas pelo município. Segundo Juarez Santana, ser um dos beneficiados significa sair do aluguel. “Se pagamos o aluguel hoje, amanhã já estamos devendo outra vez. Receber essa casa é um benefício muito grande para minha família e para todas as outras”, afirmou.

Para Renata dos Santos Gregório, que também foi uma das beneficiadas, a casa veio em boa hora para ela e sua família. Assim como Juarez, ela ressalta a importância de sair do aluguel. “Vou ter a minha casinha e vamos economizar o dinheiro do aluguel, isso vai nos dar mais oportunidades”, comemorou.

Investimento social
O secretário João Coser destacou que a habitação popular traz dignidade para o cidadão que, muitas vezes, por seu próprio esforço, não consegue ter a sua casa. “Hoje, o Governo do Estado tem a felicidade de entregar 50 unidades para os moradores de São Roque do Canaã. Tenho certeza que com essa ação estamos gerando oportunidades para as famílias e para toda a comunidade”, afirmou.

O secretário explicou ainda que, de todas as políticas sociais, o direito à moradia é um dos primordiais. “Para as famílias de menor renda, pagar o aluguel significa tirar recurso de outra área prioritária, como a alimentação. É um momento muito especial para nós, gestores públicos, fazermos a entrega de um investimento social tão importante quanto esse”, concluiu.

Nossa Casa
O Programa Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com os recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposições de unidades habitacionais isoladas.

No caso das unidades a serem entregues em São Roque do Canaã, o Idurb-ES repassou os recursos em parcelas e a prefeitura licitou, contratou e fiscalizou as obras. O terreno onde as casas foram construídas foi cedido pelo município e regularizado juridicamente.

A entrega está em sintonia com o planejamento estratégico do Governo do Estado 2015-2018, que identificou o déficit habitacional como um dos desafios a ser enfrentado nos próximos quatro anos. E, para isso, estabeleceu a diretriz de construir 1.500 novas moradias na área rural e 3 mil na área urbana com infraestrutura.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb
Loureta Samora