14/12/2010 14h46 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Financiamento para implantação da primeira etapa dos corredores exclusivos<b>

O governador Paulo Hartung encaminhou, na última sexta-feira (10), para a Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei sobre a contratação de operação de crédito no valor de R$ 530,4 milhões, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para implementação do Programa de Investimentos em Mobilidade Urbana da RMGV – Programa BRT Grande Vitória.

Na mesma data, o governador enviou ao presidente do BNDES a Consulta Prévia, com a finalidade de obter o reconhecimento de enquadramento de operação de crédito para a implantação de intervenções da primeira etapa deste Programa.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva para a imprensa, na manhã desta sexta-feira (10), após a inauguração da Passarela Maurício de Oliveira. Acompanhando o governador estavam o prefeito de Vitória, João Coser, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, e a secretária de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba.

O governador Paulo Hartung ressaltou que já estão em curso duas experiências de faixas exclusivas para ônibus, uma na região do Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, e outra na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. “Pretendemos expandir esse projeto para toda a Grande Vitória. Encaminhei, nesta sexta-feira (10), uma carta consulta para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturamos uma operação de crédito de R$ 660 milhões. Simultaneamente, enviei para a Assembleia Legislativa um pedido de autorização para que possamos contratar essa operação de crédito”, afirmou.

Hartung salientou que a iniciativa de fazer a operação de crédito foi discutida com os prefeitos da Região Metropolitana e com o futuro governador Renato Casagrande. “Queremos avançar nessa experiência. A cada dia o trânsito fica mais lento e a parte mais prejudicada é o transporte coletivo. Diariamente mais de 620 mil pessoas utilizam o Transcol. A prioridade precisa ser para o transporte coletivo, e não o individual”, destacou, lembrando que o projeto de faixas exclusivas para ônibus é fruto de muitos estudos.

“Agora estamos dando mais um passo que vai permitir ao nosso futuro governador iniciar o governo já licitando essas obras, em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana”, concluiu.

Circulação

Com 52 km de extensão, o trecho prioritário do BRT percorre as vias onde há maior volume de congestionamentos e por onde circulam as linhas de transportes coletivos da Grande Vitória, eixos de maior concentração da demanda. Esse trecho poderá ser implantado em duas etapas: na primeira, as obras de implantação dos corredores exclusivos englobam um trecho de 24 quilômetros, com investimento de R$ 633 milhões, sendo aproximadamente R$ 133 milhões provenientes de recurso do Tesouro Estadual; a segunda, que contempla outros 28 quilômetros da malha viária, tem valor estimado em R$ 784 milhões.

Os investimentos previstos contemplam: implantação da infraestrutura viária do BRT; implantação de estações de embarque/desembarque de passageiros; implantação da nova rede de linhas para o transporte metropolitano e de sua nova identidade visual; implantação de equipamentos e softwares (ITS); implantação de novo arranjo institucional e gerenciamento da implantação do novo sistema.

Esse programa se propõe a dar continuidade aos investimentos que vêm sendo feitos, pelo Governo do Estado, no sistema de transporte coletivo urbano de passageiros e no sistema viário da Região Metropolitana.

Os valores aqui mencionados, somados aos já alocados nos programas Transcol III, Transcol IV e outras intervenções que vêm sendo realizadas pelo Governo Estadual, resultam em mais de R$ 2,3 bilhões de investimentos na mobilidade da Grande Vitória.

As intervenções propostas têm como principais objetivos reduzir os congestionamentos e os acidentes nos principais eixos metropolitanos, priorizando os ônibus na circulação viária. Com isso, boa parte das linhas troncais do Sistema Transcol passam a operar em corredores exclusivos inteligentes, livres dos congestionamentos, propiciando agilidade, fluidez, pontualidade e conforto aos usuários. O sistema passa a contar com terminais de integração modernizados e ampliados, aumentando a acessibilidade e a mobilidade da população.

Com a implantação desse novo sistema de transporte rápido metropolitano, a Grande Vitória passa a ter condições de se preparar para um novo ciclo de crescimento econômico que vem ocorrendo no Estado, com reflexos importantes na Região Metropolitana.

Com as intervenções feitas para melhoria da mobilidade urbana, a expectativa é de que toda a população da Grande Vitória, de quase 1,7 milhão de pessoas, seja beneficiada.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas
Adriano Pimenta