08/07/2007 14h50 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Futebol e festa marcam inauguração de estrada de Iguape, em Guarapari

Mais de quatro mil pessoas participaram neste domingo (08) da inauguração do asfalto de 2,10 Km de extensão, como parte do programa ‘Caminhos do Campo’, da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag). No mesmo dia foi realizada a festa de abertura do 20º Campeonato Rural de Futebol Amador de Guarapari.O evento aconteceu na localidade de Iguape, em Guarapari. Na obra, que vai beneficiar agricultores familiares, foram investidos R$ 757.520,03.

Participaram do evento o vice-governador Ricardo Ferraço, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, o secretário de Estado de Esporte, Maurício Ribeiro, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, o senador Renato Casagrande, o deputado estadual, Sargento Valter e diversas lideranças locais e regionais. O secretário de Estado de Agricultura, César Colnago foi representado na ocasião, pelo subsecretario Jarbas Ribeiro.

Ricardo Ferraço chegou à Iguape por volta de 12 horas. Ele visitou o moradores locais e deu o "pontapé" inicial para o Campeonato de Futebol. Em seu discurso, o vice-governador afirmou que o investimento do Estado na pavimentação da estrada foi de fundamental importância para os moradores da localidade, em função dos potenciais agrícolas da região e, principalmente, para o desnevolvimento do agroturismo local. Segundo Ricardo Ferraço, o Estado vem finalizando o ciclo de investimentos e se preparando para anunciar novos investimentos em infra-estrutura, que vão desde obras de pavimentação até telefonia e energia, proporcionando melhores condições de vida e trabalho para as famílias que residem em áreas rurais.

O asfalto com sinalização adequada possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região, garante ao produtor mais agilidade no transporte e melhora a infra-estrutura de acesso ao local. O trecho também oferece uma via segura a todos os que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.

Campeonato de Futebol

Os primeiros jogos do Campeonato acontecem no dia 15 de julho. Nesta edição, 12 times participam das três divisões: aspirante, titular e sub-17. Ao todo serão 153 jogos e 14 rodadas, que se estendem até novembro.

O Campeonato Rural de Futebol Amador de Guarapari é uma competição tradicional que, há 20 anos, envolve anualmente as comunidades da zona rural do município.

Guarapari

No município a produção animal participa com 52,18% do valor bruto da produção agropecuária, com destaques para a avicultura de corte, bovinocultura de corte e leite e suinocultura. A cafeicultura participa com 18,38%, a fruticultura com 17,27% - com base nas explorações de banana, coco e maracujá – e o plantio de seringueira com 10,12%. O município é o maior produtor de borracha (látex coagulado) do Estado.

São cerca de sete habitantes residentes no meio rural, o que representa 10,50% da mão-de-obra ocupada com atividades agropecuárias. Em Guarapari, 79,92% das propriedades rurais são consideradas familiares e 80% delas possuem menos de 50 hectares.

Área Geográfica: 599 Km².
Altitude da sede: 5 m

Novas inaugurações

Até o final de julho serão inauguradas mais três estradas do ‘Caminhos do Campo’. Os municípios beneficiados e os trechos que serão entregues pelo programa são: Alegre, em Araraí; Mimoso do Sul, em Itabapoana e São Domingos do Norte, na localidade de Catete; Muniz Freire, em Menino Jesus;

‘Caminhos do Campo’

Programa de pavimentação de estradas rurais e municipais desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, para adequar e revestir as estradas rurais capixabas e priorizar as áreas de maior concentração de agricultura familiar, o que melhora o escoamento da produção e reduz custos e as perdas dos produtos perecíveis.
O programa visa a aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Arthur Wernersbach Neves
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria