06/10/2009 07h23 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

<p align=justify>Gerente do ‘ES Sem Lixão’ visita municípios do sul do Estado

O subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto de Lima, visita nesta terça-feira (06) os municípios de Vargem Alta e Castelo para dar continuidade às ações do projeto na Região Sul do Estado.

Também participam da visita técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o presidente da empresa especializada ‘Vereda Estudos e Projetos Ltda’, Ed Wilson Veríssimo, que já está realizando estudos para implantação dos Sistemas Regionais para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

“Há um mês fizemos uma reunião com os prefeitos do Sul do Estado, quando ficou definido que as regiões Sul Serrana e Litoral Sul do projeto serão unificadas”, explicou o subsecretário.

Após a decisão do município de Guarapari de não mais fazer parte da Litoral Sul, o projeto tornou-se inviável economicamente para as outras cidades da região, pois houve uma redução significativa da quantidade diária de lixo que seria destinada para o aterro: de 320 para 190 toneladas.

Carlos Roberto ressalta também que o principal objetivo da visita é agilizar as ações na Região Sul, apresentando a empresa às prefeituras e autorizando o início do trabalho de campo.

“Na mesma reunião ficou definido entre a Sedurb e os administradores municipais que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim teria até o último dia 01 de outubro para decidir a sua participação ou sua saída do projeto. Como não obtivemos retorno, entendemos a necessidade de agilizar nosso trabalho. Hoje, apresentarei nestes municípios a empresa especializada que iniciará as atividades de campo na região. Esse trabalho já está em pleno andamento no Norte e Doce Oeste”, afirmou ele.

Municípios integrantes da Região Sul do projeto

Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Ibatiba, Iúna, Dores do Rio Preto, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, Apiacá, Brejetuba, Irupi, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Guaçuí, Alegre e Jerônimo Monteiro.

Empresa Especializada

A empresa contratada pela Sedurb, por meio de licitação, está elaborando os estudos para implantação dos Sistemas Regionais de Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), nas regiões do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’.

Estão sendo investidos R$ 4.031.659,44, para que a empresa identifique as possíveis áreas – ambiental e legalmente adequadas – para a construção das estações de transbordo e dos aterros sanitários regionais; desenvolva os estudos ambientais, técnicos e socioeconômicos para a construção destes Sistemas Regionais; obtenha as licenças ambientais prévias e de instalação junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); e elabore os projetos executivos de todas as unidades físicas e da logística de transporte, além dos termos de referência para o processo de licitação, relativo à contratação da execução das obras de implantação e das operações para o funcionamento do sistema.

Com as licenças ambientais de instalação concedidas e com todos os projetos executivos concluídos, cada consórcio realizará uma licitação para a concessão dos serviços públicos. As licitações incluirão as atividades de construção e de operação, pela concessionária, dos Sistemas Regionais.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva