05/10/2009 15h02 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Governador anuncia mudanças no secretariado

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, irá deixar o cargo para assumir a presidência da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Com a mudança, o diretor técnico do Detran, Marcelo Ferraz, irá assumir a Sedurb. As alterações no primeiro escalão do Governo do Estado foram anunciadas, na manhã desta segunda-feira (05), pelo governador Paulo Hartung, durante reunião de secretariado, realizada no Palácio Anchieta.

Durante a reunião, os secretários e diretores de órgãos puderam acompanhar um balanço do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, pelo qual o Governo do Estado está investindo R$ 1 bilhão em 2009, o maior investimento público da história do Espírito Santo. Os secretários também tiveram a oportunidade de conferir uma apresentação do Orçamento do Estado para 2010, que está tramitando na Assembleia Legislativa.

“Ainda temos três meses pela frente até encerrar o ano e nosso objetivo é trabalhar intensamente para atingir as metas traçadas em nosso planejamento. Temos de vencer os desafios de 2009 e nos preparar para os desafios de 2010, quando também iremos investir R$ 1 bilhão. Os números são extraordinários”, afirmou o governador.

Hartung destacou a competência técnica de Paulo Ruy e afirmou que Marcelo Ferraz é um quadro qualificado para assumir a Sedurb, já tendo ocupado diversos postos no Governo.

Ferraz, ao assumir o Governo do Estado em 2003, acumulou as funções de secretário de Transporte (na época, Secretaria de Desenvolvimento, Infraestrutura e Transportes), de diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e diretor-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). Nesta última ficou até o ano 2007, quando foi para o Detran, onde assumiu as direções geral; adjunta; de Habilitação e de Veículos e atualmente, a direção Técnica do Departamento.

“Agradeço ao governador a confiança. O meu objetivo é trabalhar para continuar garantindo resultados tão expressivos com a estrutura enxuta e altamente produtiva que possui esta Secretaria”, destacou Marcelo Ferraz.

Paulo Ruy Carnelli fala sobre o seu contentamento com a escolha do governador. “Recebi com muita alegria a indicação feita pelo governador. Minha relação profissional com Marcelo vem desde a Prefeitura de Vitória, na Secretaria Municipal de Transportes Urbanos. Estou certo de ele é a pessoa ideal para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Sedurb e, com sua experiência, vai alcançar novas conquistas”.

Histórico de atuação

Paulo Ruy Valim Carnelli retorna à Cesan, de onde foi presidente deste a primeira gestão do governo Paulo Hartung, em 2003, até abril de 2008, quando assumiu a Secretaria.

Nestes 17 meses de atuação à frente da Sedurb o número de convênios celebrados com os municípios capixabas aumentou em 124%. Hoje, a Sedurb possui 121 convênios, com quase 60 municípios. Os investimentos realizados são de aproximadamente R$ 110 milhões, sendo recursos do Governo Estadual de R$ 101.027.686,00.

Além disso, deu plena continuidade ao ‘Espírito Santo Sem Lixão’, projeto prioritário, que já se encontra na fase de identificação das áreas para construção de Sistemas Regionais nas regiões Norte e Doce Oeste.

“O projeto está cumprindo boa parte do seu cronograma e já conseguimos passos importantes desde a sua criação em 2008. Dois consórcios já foram formados, nas regiões Norte e Doce Oeste e já contratamos, por meio de licitação, a empresa especializada que está realizando os estudos para identificação das áreas onde serão construídos os Sistemas Regionais, compostos por estações de transbordo, logística de transporte e aterro sanitário regional. A empresa deverá começar nos próximos dias esse mesmo trabalho na região Sul do projeto”, explicou Carnelli.

Ainda durante sua gestão, foram sancionadas a Lei Estadual de Saneamento Básico e a Lei Complementar que criou a Agência Reguladora de Saneamento Básico de Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi). Também foi criado por meio da Lei Complementar nº 488 o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES), mesma lei que autoriza a liquidação e extinção da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES).

No setor habitacional, o Governo do Estado ampliou o investimento com os recursos do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, e mais três mil unidades habitacionais deverão ser construídas. O Programa Nossa Casa beneficiará, até o primeiro semestre de 2010, cerca de duas mil famílias.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva