13/02/2012 07h11 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

<b>Governador Casagrande anuncia mais de R$ 5 milhões em investimentos em Ibatiba<b>

O governador Renato Casagrande anunciou investimentos da ordem de R$ 5,3 milhões no município de Ibatiba durante cerimônia realizada na Praça Davi Gomes, em frente à sede da Prefeitura. Os recursos para a realização dos projetos serão viabilizados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem(DER).

Os 20 mil moradores da cidade serão beneficiados com o início da reconstrução de cinco pontes na região, execução de obras de drenagem, pavimentação e construção de calçadão e ciclovia em três avenidas paralelas à BR 262.

Uma comitiva formada pelo secretário da Sedurb, Iranilson Casado, pela diretora- presidente do DER Tereza Casotti e pelo diretor-presidente do Incaper, Evair Mello, acompanhou a visita ao município, além dos prefeitos de Ibatiba, Lindon Jhonson, de Muniz Freire, Delson de Oliveira, e de Conceição do Castelo, Doca Spadetto. Também estiveram presentes os deputados federais Rose de Freitas e Lelo Coimbra, deputados estaduais e lideranças políticas da região.

As pontes serão construídas pelo Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), e somam um investimento de R$ 2.729.194,32. A previsão é que as obras sejam concluídas em até sete meses, desconsiderando interferências externas, como períodos prolongados de chuvas.

Em Ibatiba, o governador Renato Casagrande percorreu as áreas onde serão executadas as obras na cidade e participou ainda da inauguração da Praça Davi Gomes, construída com recursos do município.

“Hoje, foi dada Ordem de Serviço para a construção de cinco pontes e autorização para início das obras em trecho da BR 262. São grandes investimentos que vão valorizar, embelezar ainda mais a cidade, além da inauguração da praça. Também assinamos o Termo de Compromisso para a construção das paralelas à BR 262 porque Ibatiba é a porta de entrada do Estado, e esse investimento vai melhorar a mobilidade da região”, disse o governador.

Renato Casagrande destacou que o Governo planeja outros investimentos no Estado na ordem de R$ 1 bilhão para este ano e afirmou que a administração estadual está sendo feita com responsabilidade e de forma planejada. Mas, lembrou as ameaças que rondam a economia capixaba.

“Estou executando um trabalho em conjunto com a bancada federal para que o Estado não registre nenhuma perda no caso de mudanças da arrecadação do ICMS e a nova divisão dos recursos dos royalties. O apoio da população tem sido muito importante e sabemos que os capixabas estão acompanhando cada passo dado em direção a uma solução para o Estado”, concluiu Casagrande.

Pontes

As cinco pontes que serão reconstruídas pelo DER estão localizadas no perímetro urbano de Ibatiba e vão receber tabuleiros com vigas pré-moldadas em concreto armado e encontros apoiados sobre estacas metálicas, somando um total de 51,83 metros de extensão. São três pontes sobre o Rio Pardo: uma na Rua Manoel Luiz Andrade, uma na Rua Manoel Alcântara de Oliveira e uma na Rua Dimas Ambrósio Trindade. Todas elas têm 10 metros de extensão. E uma sobre o Rio Santa Maria, também com 10 metros, ligando a comunidade Santa Maria de Baixo à comunidade Santa Maria de Cima, e outra no bairro Novo Horizonte, com 11,83 metros.

Revitalização

Durante a solenidade, o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Ibatiba também assinaram Termo de Compromisso no valor de R$ 2,6 milhões para a execução de obras de drenagem, pavimentação e construção de calçadão e ciclovia em três avenidas paralelas à BR 262. O projeto teve os recursos garantidos pelo governador Renato Casagrande.

As obras garantirão uma série de benefícios à população, que enfrenta alagamentos no período das chuvas, poeira em dias de sol e insegurança pelo tráfego de veículos. Pelo projeto, as intervenções serão realizadas nas Avenidas Afonso Claudio, Verotildes P. de Amorim e Sete de Novembro.

Outra novidade para os moradores é a construção da primeira ciclovia de Ibatiba e a implantação de infraestrutura do acesso aos bairros Vila Nova e Trocate, criados há 15 anos. As obras serão realizadas por meio de convênio firmado pela administração local com a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que fará o repasse de R$ 2.663.131,61 a partir da assinatura do convênio e posterior ordem de serviço.

Casas populares

Em julho do ano passado, famílias carentes de Ibatiba receberam 43 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa. As residências estão localizadas no Distrito de Crisciúma e foram construídas com recursos do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES).

Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart