24/05/2012 11h33 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Governador Casagrande anuncia R$ 10 milhões em obras no aniversário de Vila Velha

O Governo do Espírito Santo repassará R$ 10 milhões para a reestruturação de importantes eixos viários em Vila Velha. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante a solenidade de comemoração do aniversário do município, primeira Capital do Estado, que completou, nesta quarta-feira (23), 477 anos de existência.

A cooperação técnico e financeira para a recuperação de drenagem, pavimentação e recapeamento passará pela Avenida Antônio Gil Veloso, pela Rua Estudante José Julio de Souza, além das avenidas Jerônimo Monteiro, Champagnat, Luciano das Neves, e as ruas Belém, Cabo Ailson Simões, César Alcure, Dr. Jair de Andrade, Henrique Moscoso, Jorge Rizk, Leila Diniz, Lúcio Bacelar, Desembargador Augusto Botelho e Olegário Mariano.

Serão diretamente beneficiadas pelas obras 11.379 pessoas, com ganhos importantes também para o tráfego na região e para a circulação geral do município. As intervenções nas vias contemplam, ainda, um melhor desempenho do sistema de drenagem. A sinalização horizontal e vertical, tanto para motorista quanto para os pedestres será refeita.

"Os investimentos diretos do Governo do Estado em Vila Velha somarão R$ 400 milhões até 2014, seja com obras de infraestrutura, ou em grandes intervenções, como na Rodovia Leste Oeste, ou mesmo na alça da Terceria Ponte, que será inaugurada no próximo dia 26. Vila Velha é a maior cidade do nosso Estado, mas ainda possui um passivo muito grande com a sua população e, por isso, vamos seguir em parcerias que garantam mais qualidade de vida e mais oportunidades para a população desta importante cidade onde o Espírito Santo nasceu", destacou o governador.

“Mais um grande investimento do Governo do Estado para melhoria da mobilidade urbana em Vila Velha. Levar o desenvolvimento de forma ordenada e proporcionar mais qualidade de vida a todos os municípios do Espírito Santo é um dos grandes compromissos deste Governo”, afirma o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado.

Colonização do Solo

Durante a solenidade, realizada na Praça Duque de Caxias, no Centro, o governador também transferiu simbolicamente, por meio de decreto, a Capital do Estado para o município de Vila Velha, conforme tradição prevista na Constituição Estadual.

Berço da colonização capixaba, Vila Velha recebeu autoridades e a população nesta quarta-feira (23) para os desfiles militar e cívico, além da chegada do fogo simbólico, que também representa a transferência da Capital.

No evento, o governador Renato Casagrande, o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, o secretário de Estado de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, e o comandante da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian, condecoraram militares de destaque com a comenda Vasco Fernandes Coutinho.

A população acompanhou de perto os desfiles da Marinha, do Exército, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Vila Velha e das escolas municipais, que encerraram a solenidade. As bandas das Forças Armadas brasileiras e da PMES também abrilhantaram o evento.

Também estiveram presentes os secretários de Estado da Casa Civil, Luiz Carlos Ciciliotti, de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, os deputados estaduais Esmael Almeida e Rodney Miranda, além de secretários municipais e vereadores.

História

Na Prainha de Vila Velha, há 477 anos, a caravela Glória, que trazia Vasco Fernandes Coutinho, aportou e deu início a uma bela história de uma cidade com riquezas únicas, onde o Espírito Santo começou.

O município foi sede da capitania até 1549, quando o título foi transferido para Vitória. Em 1750, Vila Velha foi considerada um distrito e, em 1890 conquistou o título de município. O início do desenvolvimento da cidade foi marcado pela chegada da luz elétrica em 1910, da água encanada e do bonde em 1912.

O município de Vila Velha está inserido na Rota do Sol e da Moqueca, caracterizada pelas belas praias, tradições folclóricas e gastronomia única, com pratos à base de frutos do mar – ideal para aqueles que apreciam turismo náutico, religioso e histórico.

Turismo

Vila Velha possui alguns dos mais importantes pontos turísticos do Espírito Santo, que vão de belezas naturais a monumentos históricos:

Convento da Penha: um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos em 1558 no alto de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Fábrica de Chocolates Garoto: fundada pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, é a maior unidade industrial de fabricação de chocolates da América Latina. Os turistas podem agendar visitas e conhecer a refinaria, as embrulhadeiras de bombons, a área de produção e o Centro de Documentação e Memória.

Praia da Costa, Itapoã e Itaparica: compõem uma orla contínua e ficam apenas a três quilômetros do Centro. Em alguns pontos têm águas calmas, em outros, ondas fortes e areia fofa.

Museu Vale: antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo que retrata parte da história das ferrovias do Brasil, com a velha Maria Fumaça, o vagão de madeira, o trole, o telégrafo e o quepe do agente, além de muitas fotografias.

Morro do Moreno: com uma vasta flora da Mata Atlântica, o Morro do Moreno possui 274 metros de altitude, muito visitado por pessoas que buscam uma caminhada ao ar livre por suas trilhas e por esportes de aventura como praticantes de rapel e voo livre.

Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo Rodolfo Harckbart Tel.: 27 9945-7534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br