05/03/2012 06h45 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

<b>Governador Casagrande autoriza obras de pavimentação na Grande Terra Vermelha

O governador Renato Casagrande participou na noite dessa sexta-feira (02), da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação e drenagem de todas as vias dos Bairros Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Normília da Cunha, em Vila Velha, atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. As obras serão realizadas com recursos da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), atendendo a uma das demandas consideradas prioritárias pela população local.
O evento também teve a presença do prefeito Neucimar Fraga e dos secretários de Estado de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, de Educação, Klinger Barbosa, e de Ações Estratégicas, André Garcia A senadora Ana Rita Esgario e o deputado federal Manato também prestigiaram a solenidade.

As ações de melhorias urbanas fazem parte do conjunto de investimentos levados pelo Governo do ES às áreas mais carentes e de vulnerabilidade social do município. No total, serão investidos R$ 15 milhões no asfaltamento e drenagem de 82 ruas, quatro avenidas, e uma Travessa e, desse valor, R$ 12 milhões são provenientes de recursos do Tesouro Estadual. Outros R$ 3 milhões fazem parte de contrapartida da prefeitura.

“Esta é uma noite de festa e de boas notícias pois estamos aqui pra mostrar o respeito que o Governo tem por Vila Velha e por sua população que tanto merece essas obras. Muito em breve todos vocês não saberão mais o que é pisar na lama ou andar na poeira, com a realização das obras. E temos certeza que vamos continuar de braços dados com a cidade trazendo ainda mais benefícios aos moradores que tanto merecem”, disse o secretário Iranilson Casado.

As obras foram anunciadas por Casagrande no final do ano passado e já entram na fase de execução a partir da próxima quinta-feira (07). No evento, o governador lembrou a necessidade de levar desenvolvimento às comunidades mais carentes. “Nossa atitude aqui é concreta e real. A Grande Terra Vermelha precisa do apoio do Governo e é a quarta vez que venho aqui trazendo os benefícios que a população espera. Precisamos trabalhar para as pessoas que mais necessitam e por isso estamos aqui nesse ato tão importante dando ordem de serviço para a pavimentação de todas as vias da região”.

Com o projeto concluído, a população terá a garantia de circular por vias acessíveis, em situação adequada, e que proporcionam maior mobilidade a pedestres e motoristas que circulam pela região.

Ainda em Terra Vermelha, Casagrande ressaltou a importância do Programa Estado Presente nos bairros de maior vulnerabilidade social e garantiu novos investimentos para a região. “Já Estivemos aqui em maio lançando o Estado Presente, que busca reduzir a violência no Estado. Temos que dar oportunidades às pessoas. E vamos construir uma escola de Ensino Médio aqui em Terra Vermelha. Dessa forma traremos mais cidadania às pessoas que moram no bairro e precisam do nosso apoio. Vocês sempre poderão contar com o Governo aqui”, finalizou.

Vias pavimentadas

Em Terra Vermelha: Ruas Andorinhas; Anderson L. de Oliveira; Alameda Sete; Alameda Nove; Alameda Dez; Alameda Doze; Alameda Quinze; Araras; Adão Merllo; Canarinho; Dr. José de Moraes; Camélias; Getúlio Vargas; Irineu José de Souza; Lusimeire Lima; Luciana Francis; Padre Gabriel; São Francisco de Assis; Sargento Florêncio; São Mateus; Colatina; Serra; Linhares; Itarana; e Santa Maria, e a Avenida Santos Dumont.

Em Ulisses Guimarães: Ruas Adelaide Cinell, Adolfo Oliveira; Alexandre Queiroz da Silva; Cândida Freitas; Clara Nunes; Da Paz; Da Saúde; Do Contorno, Dr. Orlando Carvalho; Elis Regina; Januário Ribeiro; Juscelino Kubitschek; Luiz Gonzaga; Marcelino Viguini, Marcílio Dias; Marechal Deodoro da Fonseca; Maximiliano Ferrari; Nestor Gomes; Normília Azeredo; Nova América; Paraguai; Piauí; Projetadas 1, 2, 3 e 4; Vicente Barbosa; Santos Dumont; Tancredo Neves; Ulisses Guimarães; e Vicente Celestino; além das Avenidas Dom Pedro I, Oiti, Presidente João Goulart, e a Travessa Normília Azeredo.

Em Normília da Cunha: Ruas Bahia; Ceará; Cedro; Elias do Espírito Santo; Eucalipto; Ficus; Governador Valadares; Ipê; Jatobá; Minas Gerais; Mogno; Oiti; Pará; Pará 2; Pau Brasil; Pau Pereira; Peroba; Projetada; Projetada 2; Rio de Janeiro; Sapucaia; São Paulo; e Vitória Régia.

Mais investimentos

Ainda em Vila Velha, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, assinou em dezembro do ano passado, convênios para a construção de cinco Unidades Saúde da Família (USF) no município, uma delas em Jabaeté, que está em fase de licitação das obras. Em cada uma, será investido aproximadamente R$ 1,5 milhão, entre obras e equipamentos. A região ganhará ainda uma USF no Bairro Barramares, cuja obra financiada pelo Governo do Estado está em fase de conclusão.

Além das USF, o Governo do Espírito Santo está investindo na construção de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) no bairro Jabaeté. O investimento, incluindo obras e equipamentos, é de R$ 1,2 milhão. A unidade terá capacidade para atender a 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Também está em andamento o projeto de pavimentação e drenagem das ruas internas do Residencial Jabaeté. A intervenção é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) que, com recursos próprios, investe R$ 1,8 milhão na execução dos serviços. Serão pavimentadas as Avenidas A (acesso ao Residencial), B, C, G, H, e I, e as Ruas 1, 2, 4, 5, 7, 9, 11, 13, 16, 18, 34, 35, 36, 37, 38, 40 e 41, totalizando 23 vias de circulação de pedestres e motoristas.

Assessoria de Comunicação - Sedurb /Idurb-ES
Max Torezani