05/04/2012 06h15 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Governador Casagrande entrega ponte e anuncia R$ 1,3 milhão para Atílio Vivácqua

A população de Atílio Vivácqua presenciou, nesta quarta-feira (04), a inauguração da duplicação da ponte sobre o Rio Muqui e a assinatura de convênio para construção da primeira calçada cidadã no município – obra que garantirá acessibilidade e segurança a pedestres que circulam pelo Centro da cidade, em especial idosos e portadores de deficiência.

A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande, que também anunciou o repasse de recursos para a pavimentação asfáltica em três bairros da região e entregou uma viatura à Polícia Militar.

Acompanharam o governador o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Tereza Casotti, e os deputados estaduais Theodorico Ferraço, Sérgio Borges e Glauber Coelho. Também participaram do evento o prefeito José Luiz Torres, vereadores locais e autoridades de cidades vizinhas.

O projeto de implantação da infraestrutura local será realizado com recursos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pelo repasse integral de R$ 1.392.613,67 para a execução das intervenções. Pelo convênio, será realizado o recapeamento asfáltico da Avenida Carolina Fraga, e das Ruas Joaquim Moraes, Manoel Rodrigues da Costa, Pedro Lopes, e de acesso à Praça Valentim Lopes, totalizando 2,3 quilômetros de extensão.

“A ponte foi a primeira obra contratada do nosso Governo e hoje, pouco mais de um ano depois, estamos aqui fazendo sua entrega ao município. Junto a ela acabamos de anunciar a pavimentação de várias vias. E temos mais convênios em andamento e em análise, como o asfalto daqui até Camará, em Muqui, a unidade de saúde, a reforma da escola estadual que é um pleito da comunidade, e estamos vendo a possibilidade de trazer um Caminhos do Campo”, pontuou o governador sobre os investimentos do Estado na cidade.

Casagrande também ressaltou que Atílio Vivácqua continuará recebendo recursos para novas obras. “Minha tarefa é trabalhar, produzir, e fazer com que a população possa ser atendida em suas necessidades. Temos muitas obras, grandes desafios e um Estado capaz de realizar investimentos. Então, o povo de Atílio pode contar com o Governo, pois vamos continuar trabalhando aqui na cidade”, concluiu.

Calçada Cidadã

A primeira calçada cidadã de Atílio Vivácqua possuirá mais 2,1 quilômetros de passeios planos, padronizados e adaptados com rampas de acesso, faixa de percurso demarcada com piso podotátil, e livre de degraus ou obstáculos que possam atrapalhar o percurso de pedestres.

A revitalização urbana envolve os bairros Nossa Senhora da Aparecida, Niterói, e Vila Reis, regiões que compõem o Centro da cidade. O convênio tem vigência de um ano e as obras têm previsão de conclusão para maio de 2013.

“Estamos aqui garantindo mais um investimento para o município e anunciando obras que modificam os espaços urbanos. Sabemos que estas intervenções levam mais alegria, conforto e segurança ao povo. E a população pode contar conosco, pois vamos continuar trabalhando para levar melhorias a todas as famílias de Atílio e do Estado inteiro”, frisou o secretário Iranilson Casado.

População comemora inauguração de ponte

A comunidade de Atílio Vivácqua, também comemorou a conclusão e inauguração da recuperação da ponte sobre o Rio Muqui, localizada na sede do município. As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), que fez a substituição de toda a estrutura da antiga ponte por uma nova, construída em concreto armado.

A ponte possui trinta metros de extensão e conta com estrutura mais robusta, que permite o tráfego de veículos com até 45 toneladas. Antes das obras, o tráfego era limitado a veículos com até 12 toneladas. Além disso, o DER construiu passeios nos dois sentidos da ponte, para garantir que pedestres e ciclistas trafeguem em segurança.

As intervenções na estrutura da ponte sobre o Rio Muqui do Norte são resultado de um investimento de R$ 976.659,63 do Governo do Espírito Santo.

Outras obras

Em junho de 2011, Casagrande já havia inaugurado obras realizadas com recursos da Sedurb no município. Na ocasião, o governador entregou à população o trevo da Rodovia do Contorno de Atílio Vivácqua, a pavimentação asfáltica da via, e a duplicação da ponte sobre o Rio Muqui, na mesma região. As obras fizeram parte de convênio firmado entre a secretaria e a prefeitura local e, no total, foram investidos R$ 1,6 milhão. Desse valor, o Governo fez o repasse de R$ 1,5 milhão.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães