02/01/2012 09h15 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

<b>Governador Casagrande entrega reurbanização da Praia do Morro

Destino de 420 mil veranistas todos os anos, a Praia do Morro, que abriga mais de 17 mil moradores, no balneário nacionalmente conhecido de Guarapari, entrou definitivamente no circuito turístico do Espírito Santo. Com uma concepção arquitetônica moderna e idealizada para atender seus frequentadores com segurança e conforto, a revitalização da orla mais movimentada do Estado foi oficialmente inaugurada pelo governador Renato Casagrande em solenidade realizada nesta sexta-feira (30).

A entrega da reurbanização da orla da Praia do Morro era aguardada com grande expectativa em todo o município. Além da população local, turistas de várias regiões do Brasil acostumados a passar férias na “Cidade Saúde”, se mostraram satisfeitos com o resultado das intervenções e com a oportunidade de acompanhar de perto o ato que marcou o início de um novo momento para Guarapari.



Para a execução do projeto, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), investiu com recursos próprios um total de R$11.651.505,50. As obras foram concluídas ainda na primeira quinzena deste mês e todos os seus espaços estão liberados para uso público.



O Governo também inaugurou a reforma da ponte sobre o canal de Guarapari, que recebeu obras de conservação corretiva e de recuperação estrutural para a manutenção da capacidade original da construção, parte em concreto armado e parte em estrutura metálica. A obra, no valor de R$ 1.723.223,60, foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER). A adutora da Cesan, que passava sobre a ponte, foi levada para a parte de baixo, garantindo mais espaço para os pedestres transitarem.





"A Praia do Morro é destino não somente dos capixabas, mas de todos os turistas do Espírito Santo, de mineiros e de pessoas de diversas outras partes do País e do mundo. Por isso, tratamos esta obra como prioritária, por se tratar de um importante equipamento para o aquecimento desta atividade e, acima de tudo, por trazer também mais qualidade de vida para a população de toda a região”, destacou o governador Renato Casagrande.

O governador também afirmou que a ponte de Guarapari, principal ligação para chegar ao Centro do município, está hoje mais segura e preparada para receber o fluxo de turistas habitual. "A ponte Jones Santos Neves, na ES 060, tem agora os seus 93 metros de extensão recapeados, com ciclovia, calçadas, novo guarda corpo metálico e iluminação turística, tudo para atender melhor à população local e aos visitantes", disse.





A solenidade de entrega da reurbanização da orla também contou com a presença do secretário da Sedurb, Iranilson Casado, do subsecretário e engenheiro responsável pela obra, Eduardo Calhau, do prefeito municipal Edson Magalhães, deputados estaduais, federais, além de diversos outros secretários estaduais, vereadores, prefeitos da região e demais autoridades.



Nova Praia

Modernidade e acessibilidade são os termos que definem bem a nova Praia do Morro. O projeto de revitalização da orla foi desenvolvido para atender a todos os públicos que frequentam o balneário, sejam eles idosos, crianças, esportistas, ou pessoas com necessidades especiais.



Satisfeito com a conclusão da revitalização, o secretário Iranilson Casado reforçou a importância da nova orla para Guarapari. "Guarapari é uma cidade que merece sempre o melhor e a reurbanização que estamos entregando aqui hoje mostra a sensibilidade que o Governo tem quanto à necessidade de quem vive e visita a Praia do Morro. Essa obra mostra o respeito e o reconhecimento que temos com a história do município. A obra está linda e, agora que está entregue a toda a população, cabe a cada um zelar por esse patrimônio e manter essa praia sempre maravilhosa", disse.

O calçadão ganhou uma pista exclusiva para caminhada e outra para receber ciclistas. Também foram construídas rampas de acesso à área de passeio da orla para garantir a mobilidade de cadeirantes. O lazer de moradores e turistas também está garantido. Foram instaladas quadras de vôlei e peteca, áreas para academia e escola de velas, playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira e bancos para contemplação.

Economia

Representantes de imobiliárias que funcionam ao longo da Avenida Adalberto Ramalhete Coutinho também estão animados com a reurbanização da orla da Praia do Morro. Eles garantem que a valorização dos apartamentos residenciais no bairro já é superior a 15%, e a expectativa com a inauguração do novo calçadão é de um novo crescimento que também pode ultrapassar esse percentual. No total, são 915 estabelecimentos comerciais funcionando diariamente na região.
Desde a fase final das obras, as corretoras passaram a atender demandas de turistas de vários Estados do Brasil, destacando-se São Paulo, Rio de Janeiro e, principalmente, Minas Gerais. Com frequência, veranistas vindos de Brasília também têm procurado imóveis na Praia do Morro.

A reurbanização ainda beneficia a população com 11 banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência, 26 quiosques com capacidade para receber até 36 pessoas, luminárias, paisagismo com jardineiras, canteiros, e árvores especiais para a região, além de melhoria dos estacionamentos.

Regilaine Braga e Romildo Pereira, turistas mineiros de Santa Bárbara elogiaram o resultado. Eles têm o hábito de visitar Guarapari e conheciam a orla de antes. Regilaine ressaltou as mudanças: "A transformação foi incrível, agora a população só tem que saber cuidar".
"Ficou muito bonito. A gente vê grande número de pessoas, eu fico até arrepiada", disse Sandra Desiree Borges, moradora da Praia do Morro. "Está maravilhoso, lindo. Não tenho nada a reclamar. Valorizou 100% a Praia do Morro", completa Gilda Rodrigues Morais, moradora do Centro.

Temporada de Verão 2012

Há duas semanas, o Governo do Estado lançou o “Plano Verão 2012”, resultado de uma ação integrada de várias secretarias e órgãos Estaduais, sob a coordenação da Secretaria do Turismo (Setur). As ações incluem um acréscimo de 337 viagens e reforço de 50 ônibus na frota do Sistema Transcol aos finais de semana, mil policiais atuando no litoral capixaba, intensificação das ações de conservação e sinalização rodoviária nos trechos de maior movimento neste período do ano e também das ações educativas do Detran|ES para evitar acidentes.

O secretário Alexandre Passos, da Setur, fez questão de ressaltar a importância da obra para receber bem os turistas no verão. “Guarapari é um importante polo turístico no Espírito Santo. Na alta temporada, a cidade recebe aproximadamente 600 mil visitantes. Além das belezas naturais do nosso litoral, precisamos investir em infraestrutura e qualificação, oferecendo mais comodidade e conforto para estes turistas. Com a reurbanização da Praia do Morro, o Governo do Estado mostra que está preocupado em desenvolver ações e obras visando fomentar o turismo no Espírito Santo e consolidar o nosso destino entre os mais atrativos do país”.

Detalhamento da obra:
Reurbanização da Orla da Praia do Morro. O projeto contempla:
- Um robusto muro de concreto para proteção da obra;
- 2,98 km de extensão de pista de caminhada e ciclovia ao longo da praia;
- Quadra de vôlei de praia;
- Local destinado à escola de vela;
- dois playgrounds com brinquedos;
- Rampas e escadas de acesso à praia;
- Amplo paisagismo com árvores, arbustos e plantas ornamentais;
- 26 quiosques;
- nove módulos de banheiros;
- Recapeamento asfáltico da Avenida Beira-Mar (Av. Alberto Ramalhete Coutinho).

Beneficiados: 105 mil pessoas, diretamente, e aproximadamente 400 mil turistas, indiretamente.

Nova Ponte - Características técnicas:

- Pista recapeada com 7,00 metros de largura
- Ciclovia recuperada com 2,5 metros
- Calçada com 1,20 metros
- Implantação de guarda corpo metálico ao longo da ponte
- A iluminação adotada garante economia em relação às lâmpadas antigas
- Sob a ponte foi implantada uma iluminação artística, o que valoriza o potencial turístico da cidade
- A adutora da Cesan que passava sobre a ponte foi levada para a parte de baixo, garantindo mais espaço para os pedestres transitarem.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya
3636-5021 / 9774-6543 / 9645-4694
comunicasedurb@gmail.com

Assessoria de Comunicação
do Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
Tel.: 27 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard