21/11/2011 07h29 - Atualizado em 04/05/2016 16h32

Governador entrega 109 casas a famílias de Cariacica

O Governo do Espírito Santo realizou neste sábado (19) mais uma entrega de unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, destinadas a moradores de baixa renda do município de Cariacica. Apesar da instabilidade no tempo e das pancadas de chuva ao longo do dia, a solenidade de inauguração dos 109 imóveis do Residencial Vila Oásis foi acompanhada por um grande número de pessoas, que prestigiaram o evento e comemoraram com as famílias beneficiadas a conquista de um lar seguro.

Participaram da solenidade o governador Renato Casagrande, os secretários da Sedurb Iranilson Casado, e da Sedu Klinger Barbosa, a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, o prefeito municipal Helder Salomão, deputados estaduais, autoridades policiais, e representantes de associações de moradores da Grande Porto de Santana.

A cerimônia ainda contou com a presença da Banda de Congo Mirim de Piranema, que se apresentou por aproximadamente 20 minutos. E foi ao som de apitos, tambores e casacas que as crianças do grupo folclórico receberam a comitiva do Governo e as famílias contempladas.

A inauguração do Residencial Vila Oásis era aguardada com grande expectativa por parte dos moradores. A maioria dos selecionados lutava há mais de 15 anos pela oportunidade de ter a casa própria. E foi com essas pessoas que o governador Renato Casagrande compartilhou o momento de alegria e realização pela entrega de mais um empreendimento habitacional.

“Deus está nos dando um presente ao proporcionar esse momento de inaugurar as residências, que para nós é um momento de muita alegria. Já entregamos mais de mil casas neste ano e até o fim de dezembro queremos atingir a marca de 1,5 mil imóveis entregues. Desejo muita felicidade aos moradores e que vivam sempre em paz”, disse o governador.

Renato Casagrande ainda reforçou o compromisso do Governo do Espírito Santo com o município de Cariacica e com a população mais carente, enfatizando que, em breve, o programa estadual de habitação apresentará novidades.

“Em breve vamos lançar o programa de habitação que terá como parceira a Caixa Econômica Federal. Então não para por aqui, porque nos próximos três anos queremos entregar muito mais casas à população. E em Cariacica temos obras importantes. Mas nas próximas semanas vamos assinar um convênio de R$ 25 milhões para a pavimentação de bairros mais necessitados e que precisam desses serviços. A população pode contar com nosso apoio”.

Para a execução do empreendimento habitacional o Governo do Estado investiu com recursos próprios um total de R$ 6.192.067,13. Todos os imóveis possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área externa de serviços e estão ligados a uma Estação de Tratamento de Esgoto. Algumas unidades são adaptadas para portadores de deficiência física e as demais foram construídas no modelo duplex.

O secretário Iranilson Casado, da Sedurb, lembrou que o Governo tem se empenhado em trabalhar para os mais humildes e parabenizou as famílias pela conquista da casa nova. “Quero parabenizar a todos que estão recebendo essas casas, pois representam uma vitória de todos vocês. Entregamos aqui mais 109 casas e, consequentemente, estamos resgatando as famílias de ambientes inapropriados. Vila Oásis vai mudar em definitivo a vida de todas essas pessoas que vivem em locais inapropriados. Nosso objetivo é sempre trabalhar para a população, levando benefícios a ela, dentre os quais o conforto e a segurança”.

Entre os contemplados o sentimento era de alegria e satisfação. “Estou muito feliz porque agora vou viver na minha casa. Quero me mudar o quanto antes. Na semana que vem quero estar dentro do que é meu. Agora tenho meu lar e estou segura, sem precisar pagar aluguel”, comemorou a pensionista Neuza Maria Pinto de Lima.

Vizinha de Neuza no residencial, Maria das Graças Barbosa contou que está contente e que pretende dividir a casa com os filhos. Estou muito feliz, pois é uma conquista que esperava há muito tempo. A intenção é mudar o mais rápido possível. Vou morar na casa onde eu queria com meus dois filhos.

No decorrer de toda a solenidade foram distribuídos picolés, pipoca e algodão doce. As crianças puderam se divertir em duas camas elásticas montadas para o entretenimento para elas. Já as famílias selecionadas devem procurar o Idurb-ES na semana que vem, para solicitar o pedido de vistoria nas residências e, posteriormente, as chaves para a mudança em definitivo.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya