03/05/2012 12h00 - Atualizado em 04/05/2016 16h32

Governador entrega casas e autoriza recursos para novas obras em Montanha

Novas unidades habitacionais, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa de serviço, foram entregues nesta quinta-feira (03), a 76 famílias carentes de Montanha – município da Região Norte do Estado, garantindo segurança e inclusão social aos beneficiados. O governador Renato Casagrande participou da cerimônia, e anunciou também o repasse de recursos para a execução de obras de infraestrutura urbana.

Com o governador estavam o secretário da Sedurb, Iranilson Casado; a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal; os deputados estaduais Freitas, Da Vitória, e Gildevan Fernandes; a prefeita local, Iracy Baltar; e prefeitos de municípios vizinhos.

As casas populares estão localizadas no Bairro Irmã Maria Zélia, e contemplam moradores carentes ou que vivem em locais inapropriados. Para a viabilização do projeto, o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) e a Caixa Econômica Federal (CEF) investiram R$ 2.127.080,41.

Em contrapartida às construções, a prefeitura local realizou uma série de atividades que irão ajudar na geração de renda para as famílias beneficiadas. Algumas foram inseridas em cursos de confecção de sabonete artesanal, bijuterias, e artesanato em material reciclável, e outras foram instruídos ainda a trabalhar como eletricistas, pizzaiolos e esteticistas.

Mais obras

Ainda durante a solenidade, foram assinados outros dois convênios para a execução de obras em Montanha. Por intermédio de parceria, a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), fará o repasse de R$ 1.076.395,04, de um total de R$ 1.096.513,05, para obras de infraestrutura no município.

O investimento garantirá a pavimentação e drenagem das vias de Circulação 01, 02, 03, 04 do conjunto Cohab – Bairro Maria Zélia, e das Ruas Antônio Martins Vinhático, Ipê, Paraju, Cedro, Sapucaia, Peroba, Jequitibá, Via Circulação 06, Via Circulação 07, Via Circulação 08, Via Circulação 09, Via Circulação 10 e Via Circulação 11, no Bairro Amazonas.

O governador Renato Casagrande destacou que mesmo sob fortes ameaças à sua economia, com as mudanças no ICMS, que podem acabar com o Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), e até mesmo uma possível alteração na distribuição dos royalties de petróleo, o Governo do Estado manterá as parcerias com os municípios.

"Ainda que o Espírito Santo possa vir a sofrer alguma instabilidade na sua arrecadação, vamos manter a nossa capacidade de investimento em pelo menos R$ 1 bilhão anual e continuar a construir este Estado cada vez mais justo e igualitário, com oportunidades para todos, levando obras, programas e projetos aos 78 municípios, porque nossa missão é fazer sempre mais para quem mais precisa", afirmou.

O secretário Iranilson Casado, da Sedurb, parabenizou os moradores pela conquista e lembrou que todas as ruas do residencial serão pavimentadas pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano. “Estamos trabalhando para levar inclusão social a quem mais precisa. E com a entrega das casas esperamos que cada família possa viver de forma mais digna e com o espírito de comunidade. E com as casas, trouxemos para o bairro a pavimentação e drenagem de todas as ruas. Ou seja, vocês já vêm para cá com a certeza de que em breve terão a infraestrutura adequada também nas vias”, disse.

“Temos que agradecer a Deus pois é ele que nos dá essa vitória. Hoje estamos realizando sonhos que esperávamos há bastante tempo. Espero que esse momento seja para todos nós moradores, de renovação, e represente uma nova etapa na vida de cada um”, relatou a beneficiada por uma das casas, Adriana Carvalho.

Casas populares

Desde janeiro desse ano, o Governo do Estado entregou casas a moradores de São Gabriel da Palha, Ibiraçu, Vila Valério e Muniz Freire, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos beneficiados.

Outras obras

A Sedurb e o Idurb-ES concluíram uma série de obras em Montanha no decorrer de 2011, proporcionando melhorias diversas à população local. Na área habitacional, foram entregues 134 casas a famílias carentes. A população também foi beneficiada com uma área de lazer, e com a pavimentação de ruas em dois bairros da cidade.

As intervenções totalizaram investimento de R$ 2.815.528,61 - recursos próprios do Governo do Espírito Santo. Ainda estão sendo construídas outras 50 residências de interesse social, que representam mais R$ 1.154.161,92 em investimento.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES Max Torezani / Priscila Contarini 3636-5021 / 9774-6543 / 9645-4694 comunicasedurb@gmail.com