11/07/2011 06h05 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governador inaugura obras e visita bairros que recebem investimentos da Sedurb em Iconha

O governador Renato Casagrande inaugurou neste sábado (9), mais uma obra que levará benefícios a todos os moradores de Iconha, no Sul do Estado. A Escadaria João Paulo II - localizada na Avenida Coronel Antônio Duarte no Centro da Cidade, foi entregue à população local no dia em que é comemorada mais uma edição da tradicional Festa do Caminhoneiro.

A escadaria é uma das principais vias de acesso à Igreja de Santo Antônio, que diariamente recebe fiéis e moradores de bairros situados nos arredores da Matriz. As intervenções foram viabilizadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura Municipal, num valor total de R$ 274.973,10.

“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o município e com o desenvolvimento das regiões. Vamos ampliar as parcerias para melhorar a qualidade de vida da população de Iconha, principalmente para dar oportunidades aos mais necessitados. O município é referência em transporte de cargas, em comercio de peças, tem terras produtivas, férteis, e os cidadãos precisam se apropriar de toda essa riqueza, de todo este desenvolvimento”, afirmou o governador Renato Casagrande.

A conclusão do projeto contribui para a revitalização do Centro de Iconha e dinamiza o turismo na região, já que pedestres utilizam o local como mirante e ponto de encontro. Além da reforma, foram implantados novos bancos, canteiros, corrimão, postes de iluminação ornamental, painéis com mosaicos em pastilha de vidro, além do paisagismo.

Durante a inauguração, o secretário Iranilson Casado frisou que, além desta obra, a Sedurb investe em outras intervenções na cidade. Lembrou ainda que o Governo do Espírito Santo atua de forma intensa em todo o Estado.

“A inauguração desta escadaria representa um momento único para Iconha porque é um símbolo de fé cristã. Mas além desta obra, nós investimos na pavimentação de ruas e avenidas do município e na construção de habitações para muitos moradores. Então fico contente de fazer parte de uma equipe que governa para todos os capixabas mas principalmente para os que mais necessitam, atendendo as reivindicações da população”.

A pavimentação do trecho da Avenida Anchieta, próximo à Igreja Matriz, foi recuperada e uma pista utilizada por pedestres e motoristas recebeu novo calçamento ficando devidamente nivelada para receber o fluxo local.

À frente da comunidade de Santo Antônio de Pádua há três anos, o padre Roberto Gottardo faz referência à escadaria como um dos símbolos do município. Ele reitera a relevância da construção e acredita que o local voltou a ser ponto de encontro na comunidade.

“As escadas tem um sentido Bíblico e isso é muito interessante. Nelas não podem haver obstáculos assim como não existe entre a terra e o céu e isso tem uma simbologia muito forte. Temos hoje um belo cartão postal que contextualiza com nossa Igreja. Já vi muitas pessoas passando pela rua e parando pra tirar fotos da nossa Matriz e da escadaria. Vivemos em Iconha um momento próspero e o que vier para somar será sempre muito bom”.

Aos 82 anos, dona Ana Rosa Ciciliotti conta que vai à missa todos os dias às7h. Para isso, precisa subir a escadaria e com sua reconstrução, a aposentada conta que o trajeto ficou mais fácil de ser feito.

“Todos que moram aqui gostaram da obra. Tem uma luz bonita, coqueiros e é decorada. Foi muito importante o que aconteceu. Eu venho à Igreja todo dia de manhã e preciso subir as escadas pra chegar na Matriz. E faço isso sozinha porque é maravilhoso.

Bairro Bela Vista

Na ocasião da visita, o governador Casagrande e comitiva ainda percorreram as obras de pavimentação e drenagem já concluídas nas ruas João Roberto Misságia Laiber e Jonas Martins Laiber Filho, em Bela Vista. Neste caso, o Governo do Espírito Santo por meio da Sedurb viabilizou recursos totais da ordem de R$ 209.541,12 para a execução das obras.

Casas populares

No mesmo bairro, estão localizadas as 10 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, já em fase de conclusão, que irão atender igual número de famílias desabrigadas ou desalojadas após as chuvas de anos anteriores que atingiram o município.

A construção dos imóveis teve recursos totais no valor de R$268.888,65, sendo R$138.888,65 provenientes do Tesouro Estadual, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), e R$130 mil do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani