13/05/2011 08h30 - Atualizado em 04/05/2016 16h30

Governador participa de debate do PPA com municípios do Polo Colatina

Representantes dos municípios de Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia e Pancas debateram na tarde desta sexta-feira (13) com o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira e secretários de Estado as prioridades da região para o Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e para Orçamento do Estado para o próximo ano. A audiência pública aconteceu em Colatina.

Renato Casagrande fez a abertura oficial do evento e destacou que o Governo pretende organizar as microrregiões do Estado, com planos de desenvolvimento e com todas as prestações de serviços públicos disponíveis, além de alavancar o crescimento econômico. “Estamos indo às regiões para incentivar a participação popular nas decisões da administração, recebendo as indicações e sugestões para os investimentos nos próximos quatro anos. O envolvimento da sociedade é fundamental para o sucesso na identificação das prioridades para a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou.

O governador voltou a destacar a importância do PPA on Line para os debates que estão em andamento e que chegarão a todas as microrregiões do Estado. “Este ano inovamos abrindo espaço para a participação também na internet, fazendo com que mais pessoas pudessem contribuir neste importante trabalho, reforçando os princípios da transparência e participação popular. Até ontem, mais de 3000 pessoas acessaram o site do PPA on Line”, comemora.

Audiência

Prefeitos, parlamentares federais e estaduais, lideranças empresariais e comunitárias participaram do encontro, que reuniu cerca de 500 pessoas e lotou o auditório do Sest/Senat no município. Nesta quinta-feira, o debate do PPA aconteceu no município de Nova Venécia e reuniu 350 pessoas, que debateram 30 demandas em diversas áreas de atuação do Governo.

Ao final dos trabalhos em grupo, foram apresentadas um total de 30 demandas nas áreas de educação, cultura, esportes, lazer, desenvolvimento, turismo, ciência e tecnologia, meio ambiente, transportes, saneamento, saúde, assistência social, trabalho, direitos humanos, segurança, justiça, agricultura e pequenos negócios.

De acordo com o secretário de Economia e Planejamento, Guilherme Pereira, o objetivo é elaborar um PPA e um Orçamento que contemplem as expectativas dos cidadãos capixabas, focando o atendimento aos segmentos mais vulneráveis e o desenvolvimento regionalmente equilibrado. Na abertura da audiência, o secretário fez uma apresentação do modelo de gestão do Governo do Estado.

O PPA é um documento que estabelece os programas de média duração do Governo, definindo projetos, atividades e ações públicas para um período de quatro anos. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o PPA, utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.

Este ano, o Governo ampliou a participação da sociedade com a criação de um site (www.ppaonline.es.gov.br) que está aberto para receber demandas e proposições ao PPA e ao Orçamento.

O Executivo estadual tem até o dia 30 de agosto para encaminhar o projeto de lei do PPA 2012-2015 à Assembleia Legislativa e, até o dia 30 de setembro para encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Clique abaixo e veja as demandas apresentadas:

Grupo 1 – Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Grupo 2 – Desenvolvimento, Turismo, Ciência e Tecnologia