30/10/2009 09h41 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Governador Paulo Hartung dá posse a quatro novos secretários

Quatro novos secretários de Estado foram oficialmente empossados na manhã desta quinta-feira (29), durante solenidade realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. O governador Paulo Hartung deu posse aos secretários de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; de Gerenciamento de Projetos; Regis Mattos Teixeira; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz Goggi; e da Casa Civil, José Antonio Pimentel. A solenidade foi muito concorrida e lotou o Salão São Tiago. Estiveram presentes prefeitos, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, além de empresários e lideranças políticas e comunitárias do Estado.

O governador Paulo Hartung ressaltou a qualidade da equipe de trabalho que o acompanha desde 2003 e afirmou que os novos secretários já chegam ‘jogando’ no time do Governo. “Ninguém sozinho é capaz de dar conta de tarefas tão desafiadoras como as que enfrentamos na atividade de governar. Por isso, sempre me preocupo em formar boas equipes”, afirmou Hartung, salientando que em função da legislação que rege o serviço público não pode pagar salários de mercado aos secretários de Estado. “A decisão de atuar no setor público é tomada, sobretudo, por amor à nobre função de servir à sociedade”, completou.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou os principais desafios frente à pasta. “Vamos dar prosseguimento à implementação dos programas e projetos prioritários do governo Paulo Hartung, definidos no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Novo Pedeag. Avançando, principalmente, na temática ambiental com o intuito de, mais do que preservar, queremos trabalhar na recuperação dos recursos naturais”, destacou.




"A criação da Sedurb pelo governador Paulo Hartung em 2007 foi uma grande inovação, eu diria no País. Não existe paralelo em nenhum Estado da Federação. Temos uma Secretaria focada no desenvolvimento da qualidade de vida nas cidades, atuando no abastecimento de água, na coleta e tratamento de esgoto, em um projeto que visa a destinação adequada do lixo urbano, na construção de habitações populares, no desenvolvimento urbano em geral e ainda, na regulação do saneamento básico e da infraestrutura viária. A atuação da Sedurb é um instrumento forte para desconcentrar os investimentos e construir uma rede de cidades sustentável e com alto padrão de qualidade de vida", destacou Marcelo Ferraz.

"Eu vou trabalhar dando continuidade a todo programa de atividades da Sedurb, contando com a experiência da equipe para ganhar eficiência na tramitação dos processos e na execução dos nossos projetos", concluiu o secretário.



José Antônio Pimentel.


O secretário chefe da Casa Civil, José Antônio Pimentel, fez um pronunciamento em nome dos demais secretários empossados. Ele afirmou que pretende compartilhar sua experiência com a equipe de Governo e elogiou a atuação do ex-secretário Sérgio Aboudib na pasta. “Se aqui puder dar continuidade ao seu trabalho já me sentirei vitorioso. Entro em um Governo que será lembrado pela capacidade de se articular com a sociedade”, afirmou.

O secretário Regis Mattos Teixeira disse que a principal missão da Segep é garantir que os projetos estruturantes do governo sejam executados de forma ágil e com qualidade, com atenção especial aos custos e prazos. “Vamos dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo realizado na Secretaria, avançando e aprimorando cada vez mais.”

O economista Regis Mattos Teixeira, atual subsecretário de Estado de Planejamento, assume a Segep no lugar de Enio Bergoli. E o administrador José Antônio Almeida Pimentel, que foi diretor da Escelsa, assume a Casa Civil, anteriormente ocupada por Sergio Aboudib. Marcelo Ferraz assume a Sedurb no lugar de Paulo Ruy Carnelli, que retorna à direção da Cesan.

Currículos

Enio Bergoli





Enio Bergoli é engenheiro agrônomo formado em 1984, pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reside há quase 30 anos no Espírito Santo. É casado e tem dois filhos.

Pós-graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), desde 1986 é servidor de carreira do Incaper, sendo presidente do órgão entre 2003 e 2008.

Autor e editor de livros, como: "Manual técnico para a cultura do café no estado do Espírito Santo", "Análise comparativa da competitividade econômica do eucalipto em relação às explorações tradicionais de café e pecuária no Estado do Espírito Santo" e "Parceria agrícola no Espírito Santo", em 2008 foi nomeado Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

Integrou várias missões técnicas nacionais e internacionais relacionadas ao planejamento e à administração rural, com destaque para países como França, Itália, Argentina, Uruguai, Bélgica, Chile, Costa Rica e Guatemala.

Em abril de 2008, Bergoli assumiu a Secretaria de Estado de Gerenciamento de Projetos, pasta responsável pelo monitoramento dos projetos prioritários do Governo do Espírito Santo, que prevê a aplicação de R$ 3,2 bilhões entre 2007 e 2010.

Marcelo Ferraz





Marcelo Ferraz Goggi é advogado, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES). Foi secretario e subsecretário de Transportes e Infra-Estrutura Urbana da Prefeitura de Vitória e, entre os anos de 2001 e 2003 atuou como coordenador de Ações de Trânsito no Grupo Cepemar.

O atual secretário de Saneamento ingressou no Governo do Estado em 2003, acumulando inicialmente as funções de secretário de Transporte (na época, Secretaria de Desenvolvimento, Infra-Estrutura e Transportes-Sedit), de diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e diretor-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb).

Nesta última ficou até o ano de 2007, quando foi para o Detran, onde assumiu as direções Geral; Adjunta; de Habilitação e de Veículos e a direção Técnica do Departamento. É presidente do Conselho Estadual de Trânsito e representante do Estado no Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Em 05 de outubro de 2009, assumiu a pasta da Sedurb.

Regis Mattos Teixeira





Regis Mattos Teixeira é mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Exerceu a função de Controlador de Recursos Públicos e Coordenador de Planejamento e Gestão do Tribunal de Contas do Estado, no período de 1995 a 2002. Foi Coordenador de Planejamento da Auditoria Geral do Estado de 2003 a 2005, quando assumiu o cargo de gerente de Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Desde 2007 é Subsecretário de Estado de Planejamento.

José Antônio Almeida Pimentel





Nascido em São José do Calçado, em 1951, José Antônio Pimentel é administrador e tem extensa folha de serviços prestados à área pública capixaba. Começou sua vida profissional na Secretaria da Fazenda de Ecoporanga (1971 a 1975) e foi admitido como administrador da Escelsa em 1983, onde foi Diretor (1986/1987, 1992 /1993, 1994 /1995) Diretor de Administração e Suprimentos, Assistente da Presidência e Diretor na privatização (1995). Pimentel também foi Assistente da Presidência da Empresa Energética de Mato Grosso do SUL S.A. – ENERSUL (1997 e 2008), assessor técnico do Ministério da Fazenda em Brasília (1987 a 1988), Chefe de Gabinete do Vice-Governador do Estado do Espírito Santo (1979 a 1982), Deputado Estadual (1984/1985 e 1993/1994), fundador do PFL Nacional (1985) e fundador do DEM (2007), partido do qual é vice-presidente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: (27) 9941-3723

Gerência de Informação e Análise – Seag
Léo Júnior
Tel: (27) 3132-1425 / 99429616
Leonardo@seag.es.gov.br
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@seag.es.gov.br

Assessoria de Comunicacão da Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva
3223-4254 / 9860-6135
comunicasedurb@gmail.com

Gerência de Imprensa
Renato Furtado
(27) 3232-4103

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard