22/12/2010 10h08 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Governador sanciona Lei que autoriza contratação de operação de crédito para obras dos corredores exclusivos<b>

O governador Paulo Hartung sancionou a Lei nº 275/2010 que autoriza o Poder Executivo a contratar junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) operação de crédito destinada ao Programa de Investimentos em Mobilidade Urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória – BRT Grande Vitória. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial do Estado.

Encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) no dia 10 de dezembro, o Projeto de Lei tramitou em regime de urgência, e foi aprovado na sessão ordinária do último dia 14. Na mesma data, Hartung enviou ao presidente do BNDES a Consulta Prévia, com a finalidade de obter o reconhecimento de enquadramento de operação de crédito para a implantação de intervenções da primeira etapa do Programa.

Circulação

Com 52 quilômetros de extensão, o trecho prioritário do BRT percorre as vias onde há maior volume de congestionamentos e por onde circulam as linhas de transportes coletivos da Grande Vitória, eixos de maior concentração da demanda.

Esse trecho poderá ser implantado em duas etapas. Na primeira, as obras dos corredores exclusivos englobam um trecho de 24 quilômetros, com investimento de R$ 633 milhões, sendo R$ 132,6 milhões provenientes de recurso do Tesouro Estadual; a segunda, que contempla outros 28 quilômetros da malha viária, tem valor estimado em R$ 784 milhões.

Os investimentos previstos contemplam: implantação da infraestrutura viária do BRT; implantação de estações de embarque/desembarque de passageiros; implantação da nova rede de linhas para o transporte metropolitano e de sua nova identidade visual; Implantação de Equipamentos e Softwares (ITS); implantação de novo arranjo institucional e gerenciamento da implantação do novo sistema.

Continuidade

Esse programa se propõe a dar continuidade aos investimentos feitos pelo Governo do Estado, no sistema de transporte coletivo urbano de passageiros e no sistema viário da Região Metropolitana.

Os valores mencionados, somados aos já alocados nos programas Transcol III, Transcol IV e outras intervenções que vêm sendo realizadas pelo Governo Estadual, resultam em mais de R$ 2,3 bilhões de investimentos na mobilidade da Grande Vitória.

As intervenções propostas têm como principais objetivos reduzir os congestionamentos e os acidentes nos principais eixos metropolitanos, priorizando os ônibus na circulação viária. Com isso, boa parte das linhas troncais do Sistema Transcol passam a operar em corredores exclusivos inteligentes, livres dos congestionamentos, propiciando agilidade, fluidez, pontualidade e conforto aos usuários. O sistema cantará ainda com terminais de integração modernizados e ampliados, aumentando a acessibilidade e a mobilidade da população.

Com a implantação desse novo sistema de transporte rápido metropolitano, a Grande Vitória passará a ter condições de se preparar para um novo ciclo de crescimento econômico que vem ocorrendo no Estado, com reflexos importantes na Região Metropolitana.

A partir das intervenções feitas para melhoria da mobilidade urbana, a expectativa é de que toda a população da Grande Vitória, de quase 1,7 milhão de pessoas, seja beneficiada.

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