15/07/2010 07h39 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Governador visita obras do Programa Nossa Casa no município de Ecoporanga

O Programa Nossa Casa irá beneficiar 46 famílias do município de Ecoporanga, na Região Noroeste 1 do Estado. As obras para construção das casas serão visitadas nesta sexta-feira (16), a partir das 8h30, pelo governador Paulo Hartung, e pela diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES).

Nas obras de habitação, estão sendo investidos R$ 1.226.482,33 resultantes da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por intermédio do financiamento de recursos pelo Programa de Atendimento Habitacional, Pró-Moradia. De acordo com a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, aproximadamente 50% da obra está executada. “A nossa expectativa é que até o fim do mês de dezembro deste ano as famílias recebam as novas moradias”, disse.

O Programa Nossa Casa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Idurb/ES, em parceria com os municípios. O Programa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Resolução 460; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos ainda há parceria com as prefeituras.

São atendidas famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), ou no Programa Bolsa Família. Os beneficiados são identificados pelas prefeituras municipais.

Em todo o Espírito Santo, o Programa Nossa Casa já soma 3.992 unidades habitacionais, entre moradias concluídas e entregues, em execução ou para serem iniciadas. O investimento total é de R$ 85.728.575,47, sendo recursos do Tesouro Estadual de R$ 68.844.137,85.

Outros investimentos

Estão sendo concluídas obras de implantação de Sistema de Abastecimento de Água nas localidades de Santa Luzia do Norte, Muritiba e Santa Rita, que estão sendo realizadas com interveniência da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A Sedurb está repassando recursos na ordem de R$ 694.064,10.

Em obras de melhorias urbanas estão sendo investidos pela Sedurb, em obras concluídas ou em execução R$ 940 mil. Está em andamento a drenagem e pavimentação dar ruas Antenor Ribeiro da Silva e Jovelina Ribeiro da Silva, no Bairro Vila Nova; ruas Augusto Pegorete, Nicodemos Rufino e Francisco Viana, Bairro Divino Espírito Santo e rua Principal no Distrito de Santa Rita.

Já foram concluídas obras de pavimentação da rua Principal do Perímetro Urbano da localidade de Santa Rita; de parte da rua Padre Luiz Toni (saída para Cotaxé, no Perímetro Urbano do Distrito de Imburana); pavimentação, drenagem superficial e meio fio da rua Miguel Gonçalves de Souza.

Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb–ES
Cynthia Silva / Rubens Borges