06/02/2009 15h38 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governador vistoria obra do ‘Caminhos do Campo’ em Rio Novo do Sul

O governador Paulo Hartung e os secretários de Estado da Agricultura, César Colnago, e de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, visitaram, na manhã desta sexta-feira (06), as obras de pavimentação asfáltica do trecho que interliga a comunidade de Belém à sede do município de Rio Novo do Sul. Acompanhadas pelos responsáveis pela obra e por moradores da região, as autoridades realizaram uma visita técnica na via para verificar a aplicação do investimento de R$ 5.752.882,50 do programa ‘Caminhos do Campo’.

Atualmente, estão em andamento os serviços de terraplanagem e drenagem. O trecho a ser asfaltado possui 13,72 quilômetros de extensão. A empresa contratada tem o prazo máximo de 20 meses para a execução total dos serviços, contado a partir da emissão da ordem de serviço.

O novo asfalto, com sinalização adequada, possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região.

”Os trabalhos estão no cronograma previsto. A fase de pavimentação deverá começar já no próximo mês de março e será concluída no inicio de 2009, como prometido, completando 600 dias de obra. Os agricultores serão os grandes beneficiados com esta nova estrada.”, afirma o Colnago.

O trecho a ser asfaltado possui 13,72 quilômetros de extensão.

A ordem de serviço para início da obra foi dada pela Seag no dia 02 de julho de 2008, em uma solenidade que aconteceu durante a inauguração do Teatro Municipal Ivo Mameri.

O novo asfalto, com sinalização adequada, possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região, garante ao produtor mais agilidade no transporte e melhora a infra-estrutura de acesso ao local. O trecho também oferece uma via segura a todos os que desejam conhecer ou precisam passar pela comunidade.

Outras obras

Na oportunidade, também foram visitadas as obras de construção de pontes e de um muro de contenção, que estão sendo realizadas neste município, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Nestas duas intervenções estão sendo aplicados R$ 849.823,46 para substituição de cinco pontes sobre o Rio Novo, na sede do município. Quatro já estão concluídas e uma em fase de finalização.

Para construção de 1.300 metros de muro de contenção nas margens do Rio Novo estão sendo aplicados cerca de R$ 388 mil. A Sedurb também realizou convênios para obras de pavimentação, já concluídas, de diversas ruas no bairro Borsói e da rua Alzerino Costa Peçanha, que somaram um investimento de R$ 140 mil.

Novo Pedeag

Obras de pavimentação de estradas rurais estão previstas no ‘Novo Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025’, que possui dentre suas estratégias dar continuidade ao Programa ‘Caminhos do Campo’ na região Sul, tendo como enfoque a interconexão de pequenas comunidades mais dinâmicas com o agroturismo e a integração entre as regiões de montanha e o litoral.

O ‘Caminhos do Campo’

É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, que já entregou 540 quilômetros de estradas pavimentadas, para adequar e revestir as vias rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, o que melhora o escoamento da produção e reduz custos e as perdas dos produtos perecíveis.

O programa visa a aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Rio Novo do Sul

Em Rio Novo do Sul, as principais atividades agrícolas são a cafeicultura, a fruticultura (banana, coco e laranja) além do plantio de mandioca. A bovinocultura de leite e corte encontra-se em fase de expansão.

A população recenseada em 2007 foi de 12.349 habitantes, sendo que aproximadamente 6.000 habitantes residem no meio rural e 6.300 no meio urbano. Mais de 41% da mão-de-obra está ocupada com atividades agropecuárias.

No município, 90,14% das propriedades rurais são consideradas familiares e 90% das propriedades rurais possuem menos de 50 hectares. O PIB municipal em 2006 foi de R$ 79.349.000,00 sendo 17,45% provenientes da agropecuária, 29,19% de atividades industriais e 53,35% de serviços.

Confira mais fotos:

Crédito: Thiago Guimarães/ Secom