17/12/2008 14h17 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Governo assina convênio com Pancas para construção de contenção de encosta

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, assinou nesta terça feira (16) um convênio com o município de Pancas, no valor de R$ 1.347.300,45, para construção de contenção de encosta na sede do município. Com as fortes chuvas, algumas áreas correm o risco de serem atingidas com rolamento de pedras. O Governo do Estado, sensível ao problema, irá então repassar os recursos necessários para prevenir possíveis acidentes.

A sede do município de Pancas possui a maior parte da sua ocupação em terrenos planos, mas com um avanço da área urbana rumo às encostas. Em função das chuvas, o risco de acidentes foi apontado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Estadual e Municipal. De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, Diego Garcia do Nascimento, 60 residências já foram notificadas do risco de rolamento de pedras.

“As chuvas agravaram o risco de rolamento de pedras, mas nos locais onde o perigo era maior, as famílias já foram notificadas e já estão tomando as providências. Com a construção da contenção de encosta, cerca de 1.500 pessoas serão beneficiadas. Isso representa cerca de 250 residências e alguns imóveis onde funcionam órgãos públicos municipais”, informou.

Nascimento disse ainda que a população beneficiada é a que está instalada na rua Alexandrita, no bairro Nossa Senhora da Aparecida e na rua José Augusto, que fica situada em parte do bairro Nossa Senhora das Graças e no Centro do município.

O prefeito de Pancas, Luiz Pedro Schumacher, ressaltou a importância da obra para a população. “É muito difícil conviver com o medo de que aconteça algum acidente. Essa parceria que o Governo do Estado está fazendo conosco é essencial para garantir a segurança de muitas famílias”.

Durante a assinatura com o prefeito, o secretário pediu empenho para que o início das obras aconteça o mais rápido possível. “O Governo irá repassar a primeira parcela até o fim deste mês. É muito importante que a prefeitura priorize o processo para a contratação da empresa, para que as obras sejam iniciadas com o máximo de urgência possível”, enfatizou Paulo Ruy Carnelli.

Para a realização da obra, o recurso que será repassado pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb, será de R$ 1 milhão. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) será o órgão interveniente da obra.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva