16/12/2009 15h08 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Governo assina convênio com Prefeitura de Muniz Freire para contratação de projeto do teatro municipal

O município de Muniz Freire, localizado na Região do Caparaó, irá construir seu primeiro teatro. O investimento de R$ 75,8 mil para contratação de projetos executivos de arquitetura será feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“Os resultados obtidos por meio dos convênios firmados entre a Sedurb e os municípios capixabas levam mais qualidade de vida à população sob vários aspectos. Essa é uma parceria muito importante que estamos fazendo com Muniz Freire, pois não temos dúvida de que o investimento em um equipamento como esse promoverá o desenvolvimento cultural da cidade e permitirá que toda a população tenha mais acesso às atividades culturais, educativas e de entretenimento”, destacou o gerente do Setor de Convênios da Sedurb, José Carlos Martins Coelho.

Pelo convênio, o Governo irá repassar o recurso para que o município, por meio de licitação, contrate uma empresa para desenvolver os projetos executivos da construção do teatro com capacidade aproximada para 400 pessoas, adaptável a outros usos de interesse social e cultural. A área estimada da construção é de 900 metros quadrados.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Roseane de Souza Ribeiro, a decisão de construir um teatro na cidade partiu da necessidade de ter um espaço apropriado para a manifestação das diversas atividades artísticas e culturais existentes no município.

“Estamos desenvolvendo algumas atividades na área do turismo, e buscando resgatar a memória cultural. Quando conversamos com a comunidade ou visitamos nossa Casa da Cultura percebemos claramente o quanto é produtiva a vida cultural da cidade. O nosso sonho é ter um espaço apropriado para o desenvolvimento e promoção dessas atividades. E hoje temos a expectativa de que o sonho se torne realidade. Gerações inteiras que tentaram manter viva a cultura local irão reverenciar esse momento. Desenvolver o projeto para posteriormente construir o teatro, coroa com êxito todos os anseios que tornam a arte fundamental para a qualidade de vida e que solidificam as raízes do nosso povo”, salientou.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva