13/09/2007 08h30 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Governo assina convênio de R$ 1,8 milhão para melhorias urbanas e reinaugura ginásio de esportes em Ibiraçu

O Governo do Estado vai investir R$ 1,8 milhão na pavimentação de ruas e avenidas de Ibiraçu. O governador Paulo Hartung assinou, na manhã desta quinta-feira (13), um convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Ibiraçu, por meio do qual a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), irá repassar os recursos para a pavimentação de oito ruas e avenidas do município.

Hartung reinaugurou também o Ginásio Municipal de Ibiraçu, onde foi realizada a solenidade. O governador chegou a Ibiraçu às 10 horas, acompanhado dos secretários de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, de Esportes e Lazer, Maurício Ribeiro, e de Turismo, Marcus Vicente.

Eles foram recebidos pelo prefeito Jauber Pignaton e por autoridades e lideranças políticas, comunitárias e religiosas da região. O Ginásio de Ibiraçu ficou lotado para a realização da solenidade.

Pignaton ressaltou que o município está comemorando 116 anos de emancipação política e a visita do governador é um presente para a cidade. Ele frisou ainda que o apoio do Governo para a pavimentação de ruas do município é fundamental.

O prefeito também destacou que o ginásio reinaugurado representa um sonho concretizado para a juventude do município. "Esse ginásio será utilizado não apenas para práticas desportivas, mas também será um importante equipamento à disposição da comunidade. Tenho certeza que esse ginásio será um centro cultural e de lazer e um espaço para fortalecer a união de nossa população", disse.

O governador Paulo Hartung afirmou que ginásio esportivo reformado representa mais um investimento do Governo do Estado voltado para a juventude. "Uma das prioridades do Governo é oferecer políticas públicas para nossas crianças e jovens. Por isso estamos fazendo o maior investimento da história do Espírito Santo em educação, educação que é o maior patrimônio que podemos legar a nossa juventude", ponderou.

Segundo Hartung, o esporte também é uma atividade que transmite valores e contribui para a saúde física e mental daqueles que o praticam. "Ter espaços adequados para a prática desportiva, como esse que estamos reinaugurando hoje, é mais um estímulo que estamos dando para nossos jovens", observou.

Após o pronunciamento do governador, houve uma apresentação da Seleção Capixaba de Ginástica Rítmica, que contou com a participação de duas atletas da Seleção Brasileira. Vinte crianças atendidas pela Sociedade Pestalozzi de Ibiraçu também fizeram uma apresentação de dança para o público presente no ginásio.

Pavimentação

O convênio assinado nesta quinta (13) prevê obras de reurbanização, recuperação, restauração, pavimentação e drenagem das principais ruas e avenidas do centro de Ibiraçu. Entre elas estão as avenidas Conde D’Eu, Getúlio Vargas e João Alves da Motta Júnior; e as ruas Paulo Roberto de Angeli, Bonesi Antônio, Maria Adelaide Jardim, Uirapurus e a lateral da praça principal.

Ginásio

As obras de reforma do Ginásio Municipal de Ibiraçu, construído em 1987, foram iniciadas no dia 30 de junho de 2006. O ginásio, que fica no bairro Professora Ericina, voltará a beneficiar aproximadamente 11 mil pessoas da comunidade. O ginásio possui capacidade para 3,5 mil pessoas e a reforma custou R$ 566 mil.

Além desta obra de reforma, só nos últimos dois meses a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Ibiraçu resultou na construção de duas quadras cobertas no interior do município: a quadra poliesportiva de Alto Bergamo e a de Santo Antônio. Há, ainda, outra quadra a ser concluída, na comunidade de São Benedito.

O secretário Maurício Ribeiro afirmou que a conclusão de mais uma obra em prol do esporte é um reflexo da iniciativa do governador Paulo Hartung em criar uma pasta para cuidar dos assuntos de esporte e lazer do Estado. "Em pouco mais de dois anos da criação da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer já registramos mais de 100 obras de infra-estrutura como esta em mais de 50 municípios capixabas", ressaltou.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões