29/06/2007 05h20 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Governo assina convênios de R$ 7,5 milhões para melhorias de vias públicas, construção de pontes e reforma do Colégio Liceu em Cachoeiro de Itapemirim

O Governo do Estado autoriza, nesta sexta-feira (29), o início da obra de reforma e ampliação de uma das mais tradicionais escolas do Espírito Santo. O Colégio Estadual Liceu Muniz Freire, fundado em 1936, em Cachoeiro de Itapemirim, será totalmente reformado e ganhará um novo prédio. A obra tem valor estimado em R$ 3,4 milhões. Também nesta sexta o Governo assina convênios viabilizando recursos da ordem de R$ 3.051.875,35 para a Prefeitura do município, para investimentos na recuperação asfáltica e construção de sistemas de drenagem em 152 ruas, avenidas e rodovias. Também serão construídas cinco pontes na zona rural do município com valor de R$ 1.052.382,70. O total investido no município é de R$ 7,5 milhões. As ações fazem parte das comemorações do aniversário de 140 anos de emancipação política de Cachoeiro.

A partir das 8 horas, o governador Paulo Hartung, o secretário da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e a diretora do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Marilza Barboza, assinam a ordem de serviço para início das obras. O evento acontece durante o desfile cívico militar em comemoração ao aniversário do município, no bairro Guandu, próximo à antiga estação ferroviária.

A obra, que tem valor estimado em R$ 3,4 milhões, está prevista para durar 540 dias. O prédio principal da escola, com 2.957,00 m² de área, terá suas características originais restauradas e será adaptado ao atual padrão arquitetônico da Secretaria Estadual da Educação (Sedu), atendendo, também, às exigências para as pessoas com dificuldade de locomoção, inclusive com a instalação de plataforma elevatória. O prédio principal terá 16 salas de aula, uma sala de uso múltiplo, biblioteca, sala de vídeo, auditório com mezanino e demais dependências para administração.

Será construído um novo prédio anexo, com 1.923,00 m² de área, que abrigará a parte de cozinha, refeitório, pátio coberto e área administrativa, no térreo. O segundo pavimento terá oito salas de aula, uma de vídeo e dois laboratórios de informática.

A escola terá duas quadras poliesportivas descobertas, um ginásio de esportes para 600 pessoas com palco e vestiários. A piscina existente será demolida e substituída por outra, semi-olímpica, com arquibancadas e vestiários.

Durante a realização da obra, serão gerados mais de 100 empregos diretos. A orientação do Iopes é para que a mão-de-obra seja contratada no próprio município.

Melhorias

Às 8h30, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assina, nesta sexta-feira (29), um convênio para melhorias de vias públicas no município de Cachoeiro de Itapemirim. Recursos da ordem de R$ 3.051.875,35 serão repassados para a Prefeitura do município, para investimentos na recuperação asfáltica e construção de sistemas de drenagem em 152 ruas, avenidas e rodovias. Também serão construídas cinco pontes na zona rural do município. Serão investidos R$ 1.052.382,70 nestas obras. O total investido no município é de R$ 4.104.258,05 .

O convênio técnico-admistrativo e financeiro será assinado pelo governador Paulo Hartung, pelo secretário de Saneamento Rodrigo Chamoun e pelo prefeito Roberto Valadão Almokdice. O projeto de recuperação das vias beneficia 39 bairros prejudicados pelas chuvas ocorridas em janeiro deste ano, quando, na ocasião, chegou a ser decretada situação de emergência no município.

Das 152 vias que serão agraciadas pelo convênio, nove serão totalmente recapeadas. São elas: as ruas Valdemar Stanzani, Jorge Simão, José Zampiroli, Dalva Melo Santana, Demétrio Ultramar, José Lourenzo Solino e Lafaiete Bernardes, além da avenida Etelvina Vivácqua e da rodovia Theodorico de Assis Ferraço.

Às 9 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), assina um convênio com a Prefeitura, para a construção de cinco pontes na zona rural do município. Serão investidos R$ 1.052.382,70 nas obras. A solenidade contará com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado de Agricultura, César Colnago, e demais autoridades.

As pontes que serão construídas são: na estrada Burarama x Cachoeiro com 20 metros e investimento de R$ 423.043,27; na estrada entre Coutinho X Cachoeiro, com seis metros, no valor de R$ 122.747,50; na estrada Monte Verde X Independência, com seis metros, com custo previsto de R$ 131.234,34; e mais duas pontes na estrada São Vicente X Cachoeiro, uma de seis metros e outra de dez metros, onde serão investidos respectivamente R$ 198.233,34 e R$ 177.124,31.

Além de melhorar a infra-estrutura das estradas rurais e facilitar o deslocamento da população, estimada em 22 mil pessoas na zona rural do município, a construção das pontes possibilitará agilidade no escoamento da produção, o que garante ao produtor redução de gastos e perdas durante o transporte dos produtos agrícolas.

Assessoria de Comunicação da Sedu
José Roberto Santana