27/04/2010 14h19 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Governo assina ordem de serviço para demolição de ponte em João Neiva

Minimizar os impactos causados pelas enchentes em períodos de chuvas intensas. Esse é um dos principais benefícios que a população de João Neiva terá com a demolição da ponte sobre o Rio Piraqueaçu, localizada no quilômetro 203 da BR 101, já interditada para uso. Essa é uma das etapas do processo de desobstrução da calha do rio, que será feita pelo município. A demolição será realizada por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES). A ordem de serviço foi assinada na noite desta segunda-feira (26).

A solenidade aconteceu na Câmara dos Vereadores de João Neiva e contou com a presença da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal e demais membros da diretoria; do subsecretário de Saneamento e Habitação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Eduardo Loureiro Calhau, do prefeito municipal, Luiz Carlos Peruchi, entre outras autoridades.

Nos períodos de fortes chuvas, as casas que ficam no entorno do rio são atingidas, deixando famílias desabrigadas. A demolição da ponte, de 18,8 metros de extensão, é uma ação que visa a diminuir esses transtornos, e irá levar benefícios a toda a população do município, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009 estava estimada em 14.621 pessoas.

Para realizar a obra o Governo do Estado investirá R$ 179,9 mil. A intervenção, que deverá ser concluída em 90 dias, já foi devidamente autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Helena Zorzal ressaltou as parcerias que o Idurb-ES realiza com o município. “Hoje estamos muito felizes em autorizar o início de mais essa ação em João Neiva. É uma intervenção que irá beneficiar toda a população, já que demolir a ponte irá cumprir uma etapa do trabalho que o município irá fazer para desobstruir a calha do rio Piraqueaçu. Com isso, esperamos contribuir para diminuir os prejuízos causados pelas enchentes. Já temos com João Neiva importantes obras de habitação. O investimento do Programa Nossa Casa de aproximadamente R$ 1,5 milhão, já levou benefícios a 119 famílias”, lembrou.

O papel do indivíduo em prol da preservação do meio ambiente também foi ressaltado. “Precisamos reverter a forma com a qual lidamos com nossos mananciais, com os recursos hídricos. Cuidar e preservar é uma prática de cada um de nós e que irá resultar numa melhora do meio ambiente e da qualidade de vida de todos. Estamos hoje comemorando uma etapa para desobstrução do rio Piraqueaçu, para que ele retome seu curso natural. Cuidar da água é cuidar do nosso futuro. Temos ainda que comemorar uma mudança de atitude”, destacou Eduardo Calhau.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva