19/02/2010 15h42 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Governo assina termo aditivo para ampliação de obra de contenção em Santa Leopoldina

Mais de R$ 500 mil serão investidos para ampliação da obra de contenção de encosta e estabilização de talude (terrenos inclinados) no município de Santa Leopoldina. A assinatura do Termo Adititivo entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura Municipal, ocorrerá neste sábado (20), a partir das 8h30, no pátio da Prefeitura.

O Termo Aditivo ao convênio 001/2009 será assinado pela secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba e pelo prefeito de Santa Leopoldina, Ronaldo Martins Prudêncio. Serão investidos R$ 582.574,65, para construção de mais 75 metros de contenção de encosta ao que já está sendo executado na rua Reginaldo Terra.

Segundo a engenheira da Sedurb, Maria Luiza Hortélio, “a necessidade de ampliação dessa obra foi identificada após a ocorrência de fortes chuvas que atingiram o município em outubro de 2009. As chuvas comprometeram os taludes, o que poderia causar deslizamento de terra de mais um trecho da rua Reginaldo Terra, onde já estão sendo executadas a intervenção de 175 metros de contenção de encosta. Essa obra poderá evitar que mais incidentes ocorram futuramente”, declarou a engenheira.

Com o aditivo, totalizam-se 305 metros de muro de contenção de encosta para estabilização de taludes nas ruas Funil (55 metros) e Reginaldo Terra (250 metros). O trecho é a principal via de acesso do município e irá beneficiar diretamente cerca de 40 famílias, sendo inclusive, de acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Ramilson Coutinho de Ramos, “a via de escoamento da produção agrícola de Santa Maria do Jetibá”. O investimento total do Governo do Estado, por meio da Sedurb é de R$ 2.114.135,48.

Obras já concluídas no Município

Ainda em Santa Leopoldina, a partir de convênios realizados com a Sedurb, foram concluídas obras de drenagem e pavimentação da Rua da Vila, na comunidade Barra de Mangaraí e da Rua da Vila Nass, na comunidade de Caramuru. O valor total de recursos empregados nestas obras foi de R$ 102,9 mil, tendo sido R$ 90 mil repassados pelo Governo Estadual. Nos dois locais, cerca de 700 pessoas foram beneficiadas com as intervenções.