18/06/2010 11h27 - Atualizado em 04/05/2016 16h28

Governo autoriza asfaltamento de rodovia e obras de melhorias urbanas e habitação em São Roque do Canaã

O governador Paulo Hartung autorizou, na manhã desta sexta-feira (18), o início das obras de pavimentação da Rodovia ES 448 no trecho São Roque do Canaã – acesso à localidade de Tancredo, numa extensão de 11,5 quilômetros. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada no Clube ABC. Na ocasião, o Governo também firmou convênios com a Prefeitura para a execução de obras de melhorias urbanas, construção de casas populares e aquisição de equipamentos para a implantação de uma fábrica de manilhas e bloquetes.

Hartung chegou a São Roque do Canaã às 8h30, acompanhado do vice-governador Ricardo Ferraço, do subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, e do secretário de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Enio Bergoli. Eles foram recebidos por centenas de moradores, além de autoridades municipais e estaduais. A comitiva também realizou uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

ES 448

O trecho que liga a localidade de Agrovila de Santa Júlia até a sede do município de São Roque do Canaã será totalmente pavimentado. A estrada é uma antiga ligação usada pelos imigrantes italianos que chegaram à região. O asfaltamento da rodovia vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local, além de facilitar o escoamento da produção agrícola. Os principais produtos da região são o café, a banana, a goiaba e o tomate.

A nova estrada terá sete metros de largura, mais faixas de segurança laterais, pista lateral de acesso à Igreja no km 6, dez pontos de ônibus, ponte curva sobre rio da represa (Rio Santa Júlia), e sinalização vertical e horizontal.

Infraestrutura

O bairro São Roquinho, em São Roque do Canaã, será contemplado com a implantação de canalização de água, esgoto, drenagem pluvial e pavimentação, obras de infraestrutura para receber a construção de 50 novas unidades habitacionais. O Programa Nossa Casa investirá no município R$ 1.788.725,00. O total de recursos para execução desta obra é de R$ 1.976.361,00, sendo a diferença, contrapartida municipal.

Outro convênio entre o Idurb-ES e a Prefeitura Municipal viabilizará a aquisição de equipamentos para implantação de uma fábrica de manilhas, que será instalada na Rua João Vago, Centro. Manilhas e bloquetes fabricados serão utilizados para calçamento das ruas da cidade e do interior, gerando emprego e movimentando a economia local. O investimento de pouco mais de R$ 108 mil, contará com o repasse de R$ 90 mil do Governo do Estado.

Desenvolvimento regional

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado em São Roque do Canaã. Hartung lembrou que a pavimentação da Rodovia ES 448 representa uma antiga reivindicação dos moradores e produtores rurais da região. “É com muita alegria que autorizamos o início dessa obra, tão aguardada por todos. Uma estrada asfaltada e em boas condições representa um vetor de desenvolvimento para a região na qual ela está inserida”, afirmou.

Hartung também destacou que o Governo do Estado vem sendo parceiro dos municípios na execução de obras de infraestrutura urbana e habitação. “Também estamos trazendo esses investimentos aqui para São Roque do Canaã. São obras que vão contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões capixabas. Ao longo dos últimos anos temos descentralizado os investimentos, com a finalidade de levar oportunidades também para os capixabas que vivem no interior”, afirmou.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva