02/08/2007 09h35 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Governo autoriza início das obras de escola de ensino fundamental e médio em Anchieta

O Governo do Estado autorizou, nesta quinta-feira (02), o início das obras para a construção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anchieta. Paulo Hartung também esteve visitando obras de saneamento no município.

O secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, destacou que o Governo está fazendo uma nova escola, com prédios novos e equipamentos modernos. "Nosso principal objetivo é formar jovens para participar da comunidade e tornarem-se cidadãos".

O secretário informou que a escola em Anchieta segue o novo padrão arquitetônico da Secretaria de Estado da Educação. A escola será construída no bairro Nova Esperança, em Anchieta. A solenidade aconteceu, às 9 horas, na praça central da cidade, com a presença, também, do governador Paulo Hartung, dos secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, Transportes e Obras Públicas (Setop), Waldir Uliana, e de Desenvolvimento (Sedes), Guilherme Dias, o diretor presidente da Cesan, Paulo Rui Carnelli, e outras autoridades.

A escola será construída em um ano e o valor da obra é de R$ 2.462.725,71. Serão 2.630,93 m2 de área construída. O bloco pedagógico da escola terá 16 salas de aula e sala de coordenação. No térreo, sala para secretaria, direção, supervisão, sala de professores, pátio coberto, refeitório, cozinha e vestiários masculino e feminino. No pavimento superior, três laboratórios, sala de vídeo, sala de informática com apoio, biblioteca e sanitários masculino e feminino. Na área externa, pátio descoberto, quadra poliesportiva coberta, jardins, guarita e estacionamento.

Para a diretora geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), responsável pela contratação da obra, Marilza Barboza, “esta é mais uma ação do Governo do Estado que demonstra o respeito com a população e com o dinheiro recolhido pelos impostos. Respeito este que está presente na preocupação em fazer uma obra de qualidade, que, quando pronta, servirá como ponto de integração entre as famílias de quem estudará e trabalhará nesta escola”.

A diretora geral também destacou a geração de novos empregos no município, com a contratação de, aproximadamente, 100 profissionais que atuarão diretamente na construção da escola. Os interessados podem procurar o canteiro de obras, que estará instalado já na próxima segunda-feira (6).

Investimentos

Até julho passado, oito municípios foram contemplados com investimentos do Governo do Estado, por meio da Sedu.

Foram entregues as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental Pendanga, localizada na zona rural de Ibiraçu. As obras foram realizadas em convênio com a Prefeitura do município.

As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Irmã Adelaide Bertocchi, em São Gabriel da Palha, também foram entregues julho. O convênio, para a execução da obra, envolveu a Prefeitura do município. Foi feita a reforma geral de todo prédio, que tem uma área de 2.867,74 m2 e atende a 1.274 alunos.

Em São Domingos do Norte, foi inaugurada a quadra poliesportiva da EMEF Córrego da Divisa. A área total do ginásio tem 717,62 m2 e conta com um palco, arquibancada, vestiários e cozinha.

Em São Mateus, o Governo do Estado inaugurou a escola Dr. Emílio Roberto Zanotti. Em São José do Calçado, a comunidade foi contemplada com a reforma e ampliação da unidade Manoel Franco e a construção de um ginásio e quadra das escolas Ercílio Cordeiro e Anito Gomes Teixeira, respectivamente.

Em São Roque de Canaã foi entregue a quadra da unidade Luiz Mônico. A Sedu também deu início à reforma e ampliação da escola estadual de Ensino Médio Misael Pinto Netto, em Aracruz, e do tradicional colégio Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro do Itapemirim.

Assessoria de Comunicação da Sedu
José Roberto Santana