26/04/2010 14h17 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Governo autoriza obras para demolição de ponte em João Neiva

A ponte sobre o Rio Piraqueaçu, localizada na BR 101, em João Neiva, que já está interditada pra uso, será demolida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES). A ordem de serviço será assinada nesta segunda-feira (26), às 18 horas, na Câmara de Vereadores do município.

O evento contará com a presença da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, do subsecretário de Saneamento e Habitação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Eduardo Loureiro Calhau, e do prefeito municipal, Luiz Carlos Peruchi.

A obra de demolição da ponte faz parte do trabalho de desobstrução da calha do rio Piraqueaçu. Helena Zorzal explica que, “devido ao processo de urbanização e a consequente redução da área vegetal, o rio que banha a cidade de João Neiva encontra-se assoreado, provocando enchentes em épocas de fortes chuvas. Nesses períodos, são atingidas principalmente as casas próximas ao rio, deixando famílias desabrigadas. A demolição da ponte é uma ação que visa diminuir esses transtornos, o que irá levar benefícios a toda a população do município”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de João Neiva, estimada em 2009, é de 14.621 pessoas.

A diretora-presidente do Idurb-ES esclarece que a demolição da ponte, localizada no quilômetro 203 da BR 101, já foi devidamente autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para execução da obra, que deverá ser concluída em 90 dias, serão investidos R$ 179,9 mil.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva