03/03/2009 11h03 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo destina R$ 12,5 milhões para municípios atingidos pelas chuvas

O Governo do Estado vai destinar R$ 12,5 milhões para os 29 municípios capixabas mais prejudicados pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos meses. Os recursos serão empregados na construção de moradias, pontes, além de aquisição de máquinas e equipamentos.

O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Ricardo Ferraço, acompanhado dos secretários de Estado de Saneamento,Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, César Colnago, na tarde desta segunda-feira (02), durante coletiva para a imprensa, realizada no Palácio Anchieta.

O governador em exercício Ricardo Ferraço explicou que a liberação dos recursos acontece após a análise técnica dos decretos de emergência, feitos pelos municípios. “Com as decretações de estado de emergência, nossas equipes técnicas da Defesa Civil realizaram avaliações que nos orientaram a agilizar a ajuda financeira aos municípios. Os recursos que estamos disponibilizando poderão ser empregados em três frentes: reconstrução de pontes, recuperação de estradas vicinais rurais através de aquisição de máquinas e equipamentos e construção de habitações, sobretudo para as famílias que estavam em locais de risco permanente”, esclareceu.

O repasse dos recursos será feito por meio das secretarias de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). De acordo com o secretário Paulo Ruy Carnelli, as administrações municipais já apresentaram à Sedurb um diagnóstico dos prejuízos causados pelas chuvas, que possibilitou estimar um valor para cada município.

“A reconstrução tem de ser gradativa. Mas agora, com a elaboração dos planos específicos de trabalho, poderemos consolidar as ações. Será feito um ajuste fino, baseada nas demandas de cada município. Temos uma equipe já preparada na Sedurb para agilizar o trabalho, definir os recursos que irão atender
as prioridades de cada um e então, firmar os convênios para construção de casas e de pontes de pequeno porte”, explicou Carnelli.

O secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, falou sobre a parceira com os municípios na recuperação das estradas danificadas. “Somente nos últimos cinco anos, entregamos mais de 200 máquinas para a patrulha mecanizada das prefeituras, ao todo foram mais de R$ 40 milhões investidos. Sempre houve serviços de manutenção, mas com essas chuvas, as estradas foram destruídas em um curto espaço de tempo, por isso iremos continuar apoiando a recuperação destas vias porque sabemos a importância econômica delas para o produtor rural”, afirmou.

Os municípios que receberão ajuda do Governo Estadual são Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim (Distrito de São Vicente), Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá, São José Calçado e Vargem Alta.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim / Leo Júnior