19/12/2013 10h53 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Governo do ES anuncia aquisição de equipamentos do Programa ES Sem Lixão

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) irá investir R$ 8.861.437,71, para aquisição de equipamentos que serão utilizados no Programa ES Sem Lixão. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande durante encontro com os prefeitos dos 78 municípios capixabas. A cerimônia, realizada no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, contou também com a presença do secretário da Sedurb, Iranilson Casado.

Durante o encontro também foram apresentadas intervenções na área de infraestrutura de trânsito e repassadas orientações acerca do período de fortes chuvas.

“Os municípios organizados são aliados do Governo na boa gestão estadual. Por isso, reforçamos as parcerias, e seguiremos investindo diretamente nas cidades. Essa reunião também serviu para repassarmos algumas orientações de Defesa Civil para que as prefeituras possam ser atendidas mais rapidamente e para que vidas possam ser preservadas, o nosso bem mais importante”, destacou o governador Renato Casagrande.

Resíduos sólidos

Os equipamentos, destinados para a ampliação e melhoria de coleta de resíduos sólidos urbanos, irão contemplar os municípios integrantes das regiões Norte (Conorte), Doce Oeste (Condoeste) e Sul Serrana (Consul).

Serão adquiridos: 14 caminhões coletores compactadores para 15 m³, 18 caminhões coletores compactadores para 10 m³, seis caminhões compactadores de 8 m³, duas prensas enfardadeiras de 15 toneladas, 29 trituradores de podas e nove caminhões baú carga seca.

O Programa ‘ES Sem Lixão’, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), conta com um investimento total de R$ 116 milhões, exclusivos do Governo do Estado e vai atender 62 municípios, beneficiando uma população de 1.237.216 habitantes.

Durante a reunião o secretário Iranilson Casado destacou a importância da ação para os municípios. “Com a iniciativa do Programa ES Sem Lixão esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população capixaba, além de colaborar para a preservação do meio ambiente”, frisou Casado.Os equipamentos serão entregues no primeiro trimestre de 2014.

ES Sem Lixão

O Programa ES Sem Lixão visa à erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que atendem alguns municípios de forma sustentável e que foram implantados pela iniciativa privada.

A criação dos Consórcios Públicos Regionais, com o objetivo solidário de construção e gestão destes sistemas regionais de destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos, representa o marco inicial de todo o processo. Serão três consórcios: CONDOESTE, CONORTE E CONSUL. A gestão dos Centros de Tratamento e Disposição Adequada de Resíduos Sólidos (CTR) será de responsabilidade dos municípios.

A meta do projeto é de que todos os municípios façam a destinação final dos resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados em seus territórios para aterros sanitários regionais. Esses aterros deverão ter concepção moderna, sendo projetados com técnicas atualizadas e testadas para garantir a proteção ambiental e sanitária, com reduzidos custos operacionais proporcionados pelo ganho de escala e, consequentemente, com maior economicidade para o sistema.

Sinalização viária nos municípios capixabas

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), investirá R$ 8.180.000,00, por meio de convênios e contratos com as prefeituras, para realizar a sinalização viária em 74 municípios do Estado.

O objetivo do investimento é dar assistência às cidades que precisam de melhorias no trânsito e, consequentemente, garantir a segurança dos cidadãos.

Pintura de faixas de pedestres, de retenção e faixa dupla amarela, placas de sinalização vertical e demarcação de áreas de estacionamento são alguns dos serviços que serão prestados pelo órgão às regiões.

De acordo com o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, essas ações incidem diretamente no dia a dia de pedestres e condutores, oferecendo mais segurança e fluidez no tráfego. “Estamos trabalhando fortemente em parceria com as prefeituras municipais, onde o trânsito ainda não é municipalizado, para que os atores do trânsito, motoristas, pedestres e ciclistas tenham mais segurança em nossas vias estaduais”, afirmou.

Municípios contemplados

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canãa, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini