19/03/2012 07h26 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

<b>Governo do ES assina Ordem de Serviço para pavimentação de ruas em Vila Velha<b>

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, acompanhou, nesta sexta-feira (16), a assinatura de mais uma Ordem de Serviço para a realização de obras de infraestrutura na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, que possuem recursos do Governo do Espírito Santo. A região é atendida pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Durante a solenidade, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação e drenagem em 23 vias do Bairro Normília da Cunha. As ações de melhoria urbana fazem parte do Programa “Rua Nova”, que tem por meta levar melhores condições de acessibilidade à população dos municípios capixabas, proporcionando ainda redução dos impactos causados por alagamentos.

“Neste tempo chuvoso percebemos o quanto é difícil se locomover por essas ruas sem o devido calçamento. Atento a essa necessidade da população, o Governo garantiu o investimento em pavimentação de todas as vias do bairro”, pontuou o secretário da Sedurb.

Casado destacou ainda as demais ações na Região 5, promovidas como parte do Programa Estado Presente. “E essa é apenas uma obra, pois temos diversas outras intervenções na Grande Terra Vermelha, como parte do conjunto de ações do Programa Estado Presente, cujo objetivo é garantir mais segurança, desenvolvimento e apoio aos moradores das regiões que mais necessitam do Governo”, concluiu.

Também estavam presentes no evento o prefeito Neucimar Fraga, vereadores e secretários do município, lideranças comunitárias e religiosas, além de grande número de populares e moradores do bairro beneficiado.

Para a execução do projeto, a Sedurb fará o repasse de R$ 2.567.287,64 de um total de R$ 3.218.519,52. A diferença é contrapartida da Prefeitura Municipal. O conjunto de obras envolve também o calçamento de todas as ruas de Terra Vermelha e Ulisses Guimarães. Nesses dois bairros, os trabalhos já estão em andamento.

Morador do bairro, Valmir Pereira comemorou a Ordem de Serviço que, segundo ele, era esperada há mais de 10 anos. “Moro aqui há 10 anos e desde sempre esperei pra ver as ruas calçadas. Que bom que o Estado está olhando pra nossa comunidade e trabalhando para melhorar nossa situação. Quando chove aqui, só Deus sabe o que passamos”, lembrou.

Somente na requalificação de infraestrutura, as três localidades juntas recebem R$ 12 milhões em investimentos do Governo do Estado. São 86 ruas, quatro avenidas, e uma Travessa contempladas, e mais de 30 mil moradores diretamente beneficiados.

Vias pavimentadas

Em Terra Vermelha: Ruas Andorinhas; Anderson L. de Oliveira; Alameda Sete; Alameda Nove; Alameda Dez; Alameda Doze; Alameda Quinze; Araras; Adão Merllo; Canarinho; Dr. José de Moraes; Camélias; Getúlio Vargas; Irineu José de Souza; Lusimeire Lima; Luciana Francis; Padre Gabriel; São Francisco de Assis; Sargento Florêncio; São Mateus; Colatina; Serra; Linhares; Itarana; e Santa Maria, e a Avenida Santos Dumont.

Em Ulisses Guimarães: Ruas Adelaide Cinell, Adolfo Oliveira; Alexandre Queiroz da Silva; Cândida Freitas; Clara Nunes; Da Paz; Da Saúde; Do Contorno, Dr. Orlando Carvalho; Elis Regina; Januário Ribeiro; Juscelino Kubitschek; Luiz Gonzaga; Marcelino Viguini, Marcílio Dias; Marechal Deodoro da Fonseca; Maximiliano Ferrari; Nestor Gomes; Normília Azeredo; Nova América; Paraguai; Piauí; Projetadas 1, 2, 3 e 4; Vicente Barbosa; Santos Dumont; Tancredo Neves; Ulisses Guimarães; e Vicente Celestino; além das Avenidas Dom Pedro I, Oiti, Presidente João Goulart, e a Travessa Normília Azeredo.

Em Normília da Cunha: Ruas Bahia; Ceará; Cedro; Elias do Espírito Santo; Eucalipto; Ficus; Governador Valadares; Ipê; Jatobá; Minas Gerais; Mogno; Oiti; Pará; Pará 2; Pau Brasil; Pau Pereira; Peroba; Projetada; Projetada 2; Rio de Janeiro; Sapucaia; São Paulo; e Vitória Régia.

Mais investimentos

Ainda em Vila Velha, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, assinou em dezembro do ano passado, convênios para a construção de cinco Unidades Saúde da Família (USF) no município, uma delas em Jabaeté, que está em fase de licitação das obras. Em cada uma, será investido aproximadamente R$ 1,5 milhão, entre obras e equipamentos. A região ganhará ainda uma USF no Bairro Barramares, cuja obra financiada pelo Governo do Estado está em fase de conclusão.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani