16/09/2011 13h59 - Atualizado em 04/05/2016 16h31

Governo do ES entrega 10 moradias populares a famílias vítimas da chuva de Iconha

O Governo do Espírito continua proporcionado melhorias de vida à população capixaba por intermédio do Programa Nossa Casa. Nesta sexta-feira (16), mais 10 famílias, vítimas das chuvas que atingiram o município de Iconha, receberam as chaves do imóvel novo e deixaram, em definitivo, os locais de risco em que viviam até então.

A solenidade de entrega das casas teve a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Helena Zorzal, e de lideranças políticas da cidade, como o prefeito Dercelino Mongin, o vice João Paganini, e vereadores.

Parte do Conjunto Habitacional

A inauguração do residencial já era aguardada pelas famílias beneficiadas. Humildes e com orçamento limitado, elas viviam em casas de madeira nas proximidades de rios ou córregos. O testemunho de alguns moradores, inclusive, revela que, bastava chover, para que os afluentes transbordassem e invadissem as casas. Várias pessoas perderam todos os pertences pessoais durante as chuvas que atingiram a Região Sul capixaba em anos anteriores. Em alguns casos, as famílias foram obrigadas a abandonar as residências, condenadas pela Defesa Civil.

O secretário Iranilson Casado felicitou os beneficiados e lembrou que esta foi mais uma difícil etapa vencida na vida deles. Agora, lembrou, cabe às famílias zelar pelo patrimônio. “Trabalhamos com carinho para atender aos que mais precisam e cada uma dessas casas tem de ser bem utilizada. Elas têm que ganhar mais harmonia e isso vai acontecer se vocês preservarem e investirem nesse bem. Desejo que todos sejam muito felizes e tenham certeza: nosso compromisso com Iconha não acaba aqui”.

As unidades foram construídas pelo Governo do Espírito Santo em parceria com o Governo Federal. Para a execução do projeto, foram investidos R$ 290.256,21, sendo R$ 167.368,60 provenientes do Idurb-ES (Programa Nossa Casa), e R$ 122.877,61 do Ministério das Cidades (Pró-Moradia).

“Temos imensa satisfação em estar aqui hoje, pois sabemos das dificuldades que essas famílias enfrentam. Fico feliz por saber que vocês a partir de agora podem viver em um ambiente tranqüilo e seguro. Trabalhamos de forma incansável para que possamos ver a felicidade de todos, em especial dos que mais precisam”, destacou a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal.

Todas as unidades habitacionais estão localizadas no Bairro Bom Destino, próximas a escolas e campo de futebol. Como contrapartida ao investimento, o município ficou responsável por garantir os serviços de infraestrutura básica, e pela execução do Trabalho Técnico Social (TTS).

Beneficiados

A situação das moradias em que viviam as famílias contempladas era crítica. Locais insalubres, impróprios, propensos a desabar e que não garantiam segurança ou dignidade a cada um dos moradores. A doméstica Antônia Costa dos Santos narra com tristeza os momentos que passava na casa velha.

Local onde vivia uma das famílias beneficiadas

“Quando chovia a gente não dormia. O rio enchia e ficávamos em alerta a noite toda esperando a água entrar em casa. Tinha vez que subia até um metro meio e só dava tempo sair com a roupa do corpo. Hoje estou feliz e bem emocionada, porque vivi até hoje com muita dificuldade”.

O discurso da lavradora Edna Maria dos Santos é parecido. Ela conta que morava em uma casa de madeira e, pela primeira vez, vai se mudar para um ambiente seguro. “É minha primeira casa própria. Esperei tanto por esse dia e ele chegou. Antes começava a chover e a gente entrava em desespero. Eu nem dormia. Sempre sofri muito e quando chovia saia de lá com água pra cima da cintura”.

Mais benefícios

Neste ano, o Governo do Espírito Santo já entregou mais de 550 casas, em 13 cidades do Estado. Entre os municípios beneficiados estão: Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Ponto Belo, Mucurici, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Montanha, Pedro Canário, Boa Esperança, Guaçuí e mais recentemente Alegre.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O programa estadual de habitação possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raony Huapaya