08/07/2011 06h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h31

Governo do ES entrega 28 casas a famílias de Ibatiba

O Governo do Espírito Santo realizou nesta quinta-feira (07) a entrega de mais 28 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa a famílias do município de Ibatiba, no Sul do Estado, que viviam em áreas de risco de deslizamento ou desabamento. A maioria dos moradores contemplados trabalha em lavouras de café ou em pequenas propriedades na zona rural da cidade e, com limitações financeiras, não teriam condições de investir na construção de novos imóveis.

As chaves das residências foram entregues aos populares contemplados durante solenidade realizada no distrito de Crisciúma, com a presença do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, e da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Helena Zorzal, o prefeito de Ibatiba, Lindon Jhonson, e autoridades políticas.

Para a construção do empreendimento habitacional, o Governo investiu com recursos próprios, R$ 840 mil, garantindo ainda a execução de todos os serviços de infraestrutura (energia rede de água e Estação de Tratamento de Esgoto). Já a prefeitura municipal viabilizou o terreno onde as casas estão localizadas, a título de contrapartida ao investimento realizado.

Somente este ano, já foram inauguradas mais de 300 casas - todas construídas para atender à população de baixa renda. Com isso, a administração pública Estadual reforça seu compromisso de levar mais conforto, qualidade de vida e segurança aos capixabas que mais precisam desse suporte. As inaugurações aconteceram nos municípios de Jerônimo Monteiro, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Ponto Belo, Mucurici, Cachoeiro de Itapemirim e Montanha.

O vice-governador Givaldo Vieira participou da entrega de casas populares em Ibatiba e frisou a alegria do Governo do Estado em devolver a dignidade às famílias atendidas com a iniciativa. “Hoje é um dia de emoção porque conseguimos com estas casas modificar a realidade de famílias, que moravam em áreas de risco ou foram vítimas das chuvas e perderam tudo o que tinham. Agora estas pessoas têm a oportunidade de ter um lar, viver em ambiente seguro”, disse Givaldo Vieira.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, parabenizou as famílias que receberam as chaves e reforçou um dos principais propósitos do Governo do Espírito Santo: trabalhar para quem mais precisa. “Temos a satisfação de estar aqui no município entregando essas unidades habitacionais. Esse é um compromisso que temos com a população que mais precisa do apoio do poder público Estadual e espero que daqui pra frente todos vocês possam fazer dessas casas um ambiente aconchegante, educando seus filhos e vivendo com mais segurança”.

A diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, saudou as famílias e ressaltou que a entrega das chaves é mais um obstáculo vencido por elas. “Cumprimento cada um de vocês e digo que nossa equipe de Governo trabalha diariamente para fazer com que esse momento se torne realidade. Fico muito satisfeita em estar aqui e poder dividir essa alegria com a população do município”.

Nova realidade

Os moradores beneficiados têm histórias parecidas. Batalhadores, a maioria vivia de aluguel e não teria condição financeira de construir residências próprias. Aos 70 anos, dona Maria Vieira Milanezi morava de favor na casa do patrão do filho. Ela conta que nunca teve um imóvel dela, mas agora, já prepara a mudança para o novo lar.

Dona Maria Vieira Milanezi

“Meu filho é lavrador e a gente morava de favor em uma casa que pertence ao chefe dele. Em 70 anos de vida sempre morei de aluguel em lugar que não era meu. Deus meu abençoou e me presenteou com essa casa nova. Posso dizer que ela é minha e é lá que vou morar com o Alexsandro (filho). Quando tudo estiver no lugar vou chamar o governador pra tomar um café”, brincou a aposentada, que já se prepara para ocupar a nova residência.

Grávida de nove meses e com uma filha de três anos, a doméstica Maria Pereira Ribeiro, de 23 anos, foi mais uma ibatibense que ganhou casa. Para ela, a emoção é grande já que o bebê chegará em breve e terá um quarto para ficar e dormir com a irmã.

“Meu marido trabalha na roça e moramos numa casa alugada perto daqui. Às vezes, queremos comprar alguma coisa, mas nosso dinheiro é contado. Quando fiquei sabendo que tinha sido selecionada fiquei feliz demais. Minha filha vai ter um quarto só dela e quando meu neném nascer vai dormir lá. Temos o que é nosso e agora vamos conservar. É um grande presente”.

Maria Pereira Ribeiro.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Ainda são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

Os recursos para construção dos imóveis são disponibilizados em diferentes modalidades: por meio da Resolução 460 (CEF); provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani