05/01/2012 13h36 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do ES entrega 46 casas para famílias de São Gabriel da Palha

O Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES), entregou, nesta quinta-feira (05), 46 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa. Os imóveis foram destinados às famílias de baixa renda do município de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado – grande parte vivia em áreas de risco ou áreas destinadas à preservação ambiental. O investimento foi de R$ 1.056.033,00.

O evento contou com a presença da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, além da prefeita de São Gabriel da Palha, Raquel Lessa, e outras autoridades da região. Helena falou da meta de entregar 4,5 mil casas até 2014. “O governador Casagrande quer superar esse número, levando habitação digna às pessoas que realmente necessitam”, frisou.

Beneficiados

A seleção dos beneficiados foi feita pela prefeitura de São Gabriel da Palha e também contemplou famílias de baixa renda que pagavam aluguel e viviam em moradias que não ofereciam uma estrutura mínima de conforto. As residências foram construídas no Bairro João Colombi, localizado na zona urbana do município. Todas as casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área externa de serviço.

Entre os beneficiados está a dona de casa Leurita Fernandes da Silva, mãe de quatro filhos, que residia numa área interditada pela Defesa Civil e havia sido remanejada para um abrigo provisório. “Antes eu morava num barraquinho de madeirite escorado com meu guarda-roupas velho, só tinha dois cômodos que, quando chovia, molhava tudo. Hoje tenho mais tranquilidade, minha vida melhorou muito mesmo”, afirma sorridente.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O Programa Nossa Casa possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual; ou em parceria com os municípios.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya