08/06/2014 10h35 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Governo do ES entrega 50 casas em Afonso Cláudio

Neste sábado (07), 50 famílias do município de Afonso Cláudio, localizado na Microrregião Sudoeste Serrana, conquistaram o sonho da casa própria. As chaves das unidades foram entregues em cerimônia realizada no Loteamento Pôr do Sol, onde foram construídas as unidades. O empreendimento, que contou com investimento total de R$ 1.273.326,66, faz parte do Programa Nossa Casa, desenvolvido pelo Governo do Espirito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb).

Os imóveis possuem dois quartos, com 39,20 m² de área de construção, paredes em alvenaria de blocos de concreto pré-moldados, revestidas e pintadas externamente, cobertura em telhas cerâmicas, esquadrias em aço e piso cimentado, entre outras especificidades.

O governador Renato Casagrande destacou a alegria em entregar as moradias. “Dentre todas as obras que temos inaugurado em todo território capixaba, sinto muito prazer em entregar essas casas. A casa une dignidade, segurança e é um sonho unânime entre a maioria das pessoas. Nosso desejo é que essas famílias que estão sendo beneficiadas transformem essas casas em um lar, onde poderão educar seus filhos com dignidade e respeito”, pontuou Casagrande.

Além das unidades, as famílias também contarão com ruas pavimentadas e com infraestrutura básica visando oferecer mais qualidade de vida e permitindo que pedestres e motoristas transitem com mais segurança. As intervenções contaram com investimento de R$ 1.277.785,36, sendo o recurso exclusivo do Tesouro Estadual.

“É um com muita felicidade que venho aqui representar a equipe do Idurb e agradeço ao governador Renato Casagrande a oportunidade de participar deste momento tão importante para essas famílias”, frisou o diretor presidente do Idurb, Roberto Valentim.

Durante a cerimônia, a emoção e a ansiedade tomou conta das famílias beneficiadas. Valdete Viana, uma das beneficiadas, não conteve as lágrimas ao falar da nova moradia. “Estou realizando um sonho. Por muito tempo morei de favor em uma casa, mas tive que sair, pois estava em situação de risco devido às fortes chuvas. Desde então, passei a contar com o aluguel social pago pela prefeitura”, afirmou Valdete.

A história de Valdete é bem parecida com as das demais famílias. A maioria vivia de aluguel ou morava de favor nas casas de amigos e familiares.

Marilza Raimundo, atualmente conta com a solidariedade do ex-marido. “É uma situação muito difícil, pois quando chove passamos a noite inteira acordados e procuramos abrigo na casa de vizinhos. Não vejo a hora de ter minha moradia própria, pois tudo o que quero é um lugar seguro para morar com minhas filhas, contou emocionada.

Programa Nossa Casa

O Programa tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e mais dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas. Possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

Na área urbana, o programa é destinado a famílias com renda bruta de até três salários mínimos e que estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e/ou Bolsa Família, com atendimento prioritário aquelas atendidas pelo Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nos aglomerados do Programa Estado Presente.

Já na área rural podem participar agricultores familiares assentados, cadastrados no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), com renda bruta anual de até R$ 15 mil e que comprovem enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também é necessário que eles estejam representados e organizados por grupos de forma associativa, por entidades sem fins lucrativos, ligados ao meio rural do seu município (cooperativas, associações, sindicatos, etc.) ou pelo poder público.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini