20/05/2013 09h49 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo do ES inaugura obras de infraestrutura urbana no município de São Roque do Canaã

O Governo do Espírito Santo acabou com uma espera de mais de 20 anos para a população do município de São Roque do Canaã, na microrregião Centro Serrana, com a entrega do asfaltamento da rodovia ES 448, que segue até a localidade de Agrovila. Durante o evento, neste sábado (18), também foram entregues obras de pavimentação e drenagem de ruas do município, com investimento superior a R$ 300 mil.

Participaram do evento o governador Renato Casagrande, o prefeito Marcos Guerra, o vice-prefeito Odahyr Luchi, o deputado federal Paulo Foleto, os deputados estaduais Luzia Toledo, Josias da Vitória e Genivaldo Lievore, o prefeito de Santa Teresa Claumir Zamprogno, o secretário de Estado dos Transporte e Obras Públicas Fábio Damasceno, de Agricultura Enio Bergoli, a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Tereza Casoti, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas, o ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos João Coser, dentre outros.

"Estamos aqui entregando essa importante via de ligação para os sãoroquenses, que dará mais segurança para que as pessoas trafeguem, mas que também é um importante eixo viário para toda a Região, para trazer o desenvolvimento e mais oportunidades para os cidadãos. Também estamos fazendo a complementação deste investimento, ligando Agrovila à localidade de Itaçu, que aproximará ainda mais São Roque e Itaguaçú", destacou o governador.

Renato Casagrande afirmou que o Governo do Estado seguirá trabalhando as parcerias com os municípios capixabas, descentralizando os investimentos. "Cada vez mais, elevaremos a qualidade de vida no interior, para garantir que os cidadãos possam optar por viver onde nasceram e cresceram, sem que sejam prejudicados pela falta de infraestrutura, em qualquer área de atuação do Governo", destacou o governador Casagrande.

Rodovia ES-448

O trecho São Roque do Canaã x Agrovila tem 11,50 km e representa um investimento de R$ 14.187.923,86 em pavimentação de um corredor com características eminentemente rurais. Foi construída uma plataforma com 9 metros de largura, sendo 3,5 metros para cada faixa de rolamento e 1 metro de acostamento em cada sentido. O DER também construiu uma ponte sobre o Rio Santa Joana, com 42 metros de extensão.

Nos trechos de perímetro urbano, na saída de São Roque, em Agrovila e em Tancredo, foi implantado pavimento diferenciado, com blocos de concreto intertravados, que proporcionam mais segurança a quem precisa atravessar a via e também a motoristas, pois é um redutor natural de velocidade.

"Hoje é um dia de alegria. Uma nova rodovia Importante é entregue à população. São 11 quilômetros e investimento de R$14 milhões em segurança para pedestres e motoristas, além de levar desenvolvimento para o município. Os benefícios também serão vistos na economia e na agricultura local. Com programa de ampliação e reabilitação das rodovias, realizado pelo DER, temos obras nos 78 municípios para melhorar a mobilidade da população e integrar as regiões do Espirito Santo. Este é o Governo trabalhando para melhorar a vida de quem mora no nosso estado", disse o secretário Fábio Damasceno.

Pavimentação e drenagem

As ruas do município de São Roque receberam um investimento de R$ 312.429,52, com recursos exclusivos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O empreendimento contemplou as ruas Projetada e Principal, em Agrovila, no Distrito de Santa Júlia.

Obras em andamento

E os investimentos no município incluem ainda as obras, em andamento, de pavimentação e drenagem das ruas Lourenço Roldi e Projetada, no Bairro São Roquinho e a Avenida Catarina Volpi, na Vila Verde, com recursos superiores a R$ 737 mil.

O município conta também com a ampliação do sistema de abastecimento de água. Investimento de R$ 4,7 milhões, sendo R$ 1 milhão exclusivos do Governo do Estado. Os investimentos irão beneficiar 7.737 habitantes. Esta ação é o passo inicial do ‘Programa de Reservação de Água’ no Estado, desenvolvido pela Sedurb e que construirá de 36 obras hídricas, em 13 municípios capixabas.

Assessoria de Comunicação da Setop
Gabriela Galvão Tel: 3636.9617/ 9967.6783 comunicacao@setop.es.gov.br

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero