03/09/2013 06h29 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo do ES investe em limpeza de canais no município de Domingos Martins

O Governo do Espírito Santo vai investir R$ 64.260,00 na limpeza e desobstrução de canais em Domingos Martins. Os serviços serão realizados por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na tarde desta segunda-feira (02), o secretário Iranilson Casado se reuniu com o prefeito para assinatura do Termo de Cooperação Técnica e da ordem de serviço para início dos trabalhos.

A ação preventiva, que visa evitar e/ou minimizar os danos causados pelas fortes chuvas, irá beneficiar as seguintes localidades: Vila de Pedra Azul e São Bento do Alto Jucu, localizadas no Distrito de Aracê; Alto Parajú, Rio Ponte e Alto Rio Ponte no Distrito Parajú; Tijuco Preto, Distrito Ponto Alto; Alto Pena e Melgaço de Cima, no Distrito Melgaço. Ao todo, a intervenção irá contemplar 3,5 mil metros.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou a importância da ação. “Esta limpeza e desobstrução de canais têm como objetivo retirar os materiais acumulados no leito dos canais, e de forma preventiva ajudar a restabelecer a seção de vazão existente, colaborando para amenizar a ação do tempo nos períodos de fortes chuvas,” frisou Casado.

A assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras visa à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios, como forma de prevenção. Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante e escavadeira hidráulica.

Para o prefeito do município, Luiz Carlos Prezoti, a iniciativa trará grandes benefícios ao município. “Esta obra será muito importante para evitarmos danos em época de fortes chuvas. Agradeço ao Governo do Estado e à Sedurb por mais essa parceria e apoio”, afirmou Prezoti.

Municípios já beneficiados

A limpeza e desobstrução dos canais foram iniciadas em março, dentro do plano emergencial de combate às enchentes. Os primeiros municípios contemplados foram Vila Velha e Cariacica, com investimento superior à R$ 2 milhões.

Em Vila Velha, o Canal da Costa foi o primeiro a ser contemplado, seguido da Bacia do Canal do Congo, que corta os bairros Ulisses Guimarães e Barramares. Também estão sendo contemplados no município, o Rio Aribiri, Canal Vila Batista, Canal Cobilândia, Canal Jardim Marilândia, Canal Santos Dumont, Canal Novo México, Canal Bigossi, Canal Guaranhus, Canal Darly Santos e Canal São Torquato/ Vale. O município contou com investimento de R$ R$ 1.768.650,00.

Já em Cariacica, o investimento foi de R$ 876.750,00, contemplando os bairros: Flexal, Vila Prudêncio, Porto de Cariacica, Bubu, Campo Verde e Santo Antônio (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objetos, desobstrução e limpeza de canais); Rio Marinho, Nelson Ramos, Jardim de Alah e Castelo Branco (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Andorinha e Prolar (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Novo Horizonte, Novo Brasil e Vale dos Reis (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Campo Belo, Maracanã e Via Izabel (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais) e Bairro Operário e Flor de Ipiranema.

A ação atende ainda os municípios de Aracruz, Ibiraçu, Serra, Fundão
e São José do Calçado.

Desobstrução

A proposta de limpeza e desobstrução inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini