16/10/2013 12h37 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Governo do ES investe em limpeza e desobstrução de canais em Marilândia e Itarana

Uma ação de prevenção para as épocas de chuva. O Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), firmou na manhã desta quarta-feira (16), um Termo de Cooperação Técnica para realização dos trabalhos do Programa de limpeza e desobstrução de canais com os municípios de Marilândia e Itarana. Na ocasião, além do secretário da Sedurb, Iranilson Casado, estiveram presentes os prefeitos de Itarana e Marilândia, Ademar Scneider e Osmar Passamani respectivamente.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, afirma que o Programa de forma preventiva tem como objetivo atuar na limpeza, retirando sedimentos e lixos acumulados no leito dos canais. “Todos os municípios que sofrem com as consequências das chuvas podem ser beneficiados pelo Programa que tem como objetivo contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente,” pontua Casado.

O termo de cooperação técnica visa à prestação de serviços com disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional de limpeza e desobstrução de canais.

Dividido entre área urbana e rural, o município de Marilândia possui uma população estimada em 12.100 habitantes. A região é cortada em quase toda a sua extensão pelo Rio Liberdade, que segundo laudo da Defesa Civíl, se encontra assoreado, e suas margens estreitadas, diminuindo á área de vazão da água. Para a execução dos serviços de limpeza e desobstrução, foram disponibilizados uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante, que vão trabalhar a extensão inteira do Rio, passando por todo o Centro da cidade.

Já no município de Itarana, para a prevenção e minimização dos problemas decorrentes das enchentes que assolam a região nos períodos de chuvas, as obras de limpeza e desobstrução de canais serão realizadas nos seguintes pontos: Rio Santa Joana, Córrego Ferrugem, Rio Limoeiro, Córrego Santa Helena e Rio Sossego, atendendo 9.275 mil metros de área.

O maquinário disponibilizado para ação é constituído de: escavadeira hidráulica, escavadeira de mandibulo, pá carregadeira e caminhão basculante, totalizando 1.100 horas de trabalho.

Secretário Iranilson Casado, Prefeito de Marilândia Osmar Passamani e Deputado Da Vitória (PDT).

Programa

O Programa de Limpeza e Desobstrução de Canal foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a prevenir desastres naturais em épocas de fortes chuvas, visando restabelecer a vazão dos canais, por meio da limpeza e desobstrução dos mesmos. Os primeiros municípios começaram a ser atendidos em abril deste ano.

Para participar do programa o município deve entrar em contato com a Sedurb e apresentar um plano de trabalho discriminando os locais que necessitam de limpeza. Uma das obrigações da prefeitura é possuir um local de ‘bota fora’ desses rejeitos devidamente licenciado.

Municípios já beneficiados

O Programa de limpeza e desobstrução de canal desenvolvido pela Sedurb se realiza em parceria com os municípios, e já resultou no desassoreamento de 18 mil metros de extensão de canais nos municípios de Vila Velha e Cariacica. Só em Cariacica, mais de duas mil carretas de lama foram retiradas dos canais.

Os municípios beneficiados inicialmente pelo Programa foram: Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Ibiraçu e São José do Calçado, que estão entre os mais afetados por alagamentos, inundações e enxurradas nos períodos de chuva. Hoje, os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Guarapari, Ibatiba e Itaguaçú também estão sendo atendidos.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini